
Arte, educação e cultura serão as principais vertentes do Circuito Estradafora que em breve chegará à Três Lagoas.
Através de uma parceria com a iniciativa privada, a Secretaria de Educação e Cultura trará ao público treslagoense, um dos mais renomados projetos culturais itinerantes do país, marcado para os dias 26 à 29 de março, na Praça Senador Ramez Tebet.
A vinda desse projeto para Três Lagoas foi possível graças ao suporte de multinacionais, que todos os anos apóiam como patrocinadores, projetos de responsabilidade sócio-educacional e cultural. A patrocinadora do projeto em Três Lagoas é a empresa Monsanto.
Esse ano, as multinacionais patrocinaram 14 cidades do país que irão receber, sem nenhum custo, a visita do Circuito Estradafora.
No Estado de Mato Grosso do Sul, somente Três Lagoas irá receber o Circuito Estradafora. Para nós essa é uma grande conquista, pois poderemos proporcionar a nossa população um contato mais próximo com a cultura, especificamente com o teatro e cinema, informou o Departamento de Cultura.
Circuito Estradafora
O Circuito Estradafora é um projeto cultural itinerante, criado pela ONG Teatro de Tábuas, que circula por todo território nacional, levando ao público espetáculos teatrais, cinema, música, dança, artes plásticas, oficinas e palestras.
Fundada em 1999, a instituição tem uma trajetória sólida na criação de programas e projetos ligados a arte e educação.
A atuação cultural do projeto já atingiu mais de 130 municípios brasileiros em 14 Estados. O circuito foi desenvolvido com o conceito de que pudesse viajar de forma autônoma para qualquer lugar do país.
Temos uma estrutura e equipe próprias, assim podemos realizar o trabalho com a mesma qualidade em diferentes situações, esclarece Natália Cogo, produtora do Circuito.
Antes de receber as apresentações do Circuito, a cidade que será sede dos espetáculos culturais recebe a visita de uma comissão de profissionais que fazem parte do projeto. Durante essa visita, são definidas questões técnicas do Circuito, como o local onde os espetáculos serão apresentados.
Além do local, as datas de apresentações também são definidas durante reunião.
Nos quatro dias de apresentações em Três Lagoas, de 26 à 29 de março, serão realizadas peças teatrais, sessões de cinema, debates e oficinas. Todas abertas ao público em geral.
Quando definimos nosso cronograma, procuramos acrescentar ações que trabalhem o senso crítico do público. Queremos fazer com que os espetáculos contribuam com a formação dos espectadores, afinal esse é um dos papéis das artes culturais enfatizou a produtora.
Carreta-teatro
A base do Circuito Estradafora está diretamente ligada com a carreta-teatro, um veículo construído com a finalidade de levar a todos os cantos do país um teatro sob rodas.
Com os recursos existentes, em pouco tempo a carreta-teatro se transformae em uma sala de cinema ou em um palco teatral, graças a dispositivos infláveis.
O projeto da carreta-teatro é inovador e nos dá capacidade de criar de forma rápida e com qualidade uma sala de cinema ou um placo teatral, explicou Natália.
A carreta-teatro possui capacidade para acomodar 150 espectadores, sem deixar de lado o conforto tecnológico de uma sala cultural convencional, como ambiente com ar-refrigerado e todos os recursos para a realização de espetáculos teatrais e sessões de cinema, como palco, cenários, luz, som, projetor e tela.
Cronograma Estradafora – sessões de cinema e espetáculos teatrais:
Data: 26 de março (quinta-feira)
Horário: 8h
Sessão de cinema: Wall-E
Horário: 14h e 16h
Espetáculo teatral: Trilhos que eu mesmo fiz
Horário: 19h
Sessão de cinema: Uma verdade Inconveniente
Horário: 21h
Sessão de cinema: Saneamento básico
Data: 27 de março (sexta-feira)
Horário: 8h
Sessão de cinema: Saneamento básico
Horário: 14h e 16h
Espetáculo teatral: Trilhos que eu mesmo fiz
Horário: 19h
Sessão de cinema: Saneamento básico
Horário: 21h
Sessão de cinema: Meu nome não é Johnny
Data: 28 de março (sábado)
Horário: 8h
Sessão de cinema: Os Thornberrys
Horário: 10h
Sessão de cinema: Wall-E
Horário: 14h e 16h
Espetáculo teatral: Trilhos que eu mesmo fiz
Horário 19h
Sessão de cinema: Uma verdade Inconveniente
Horário: 21h
Sessão de cinema: Meu nome não é Johnny
Data: 29 de março (domingo)
Horário: 8h
Sessão de cinema: Os Thornberrys
Horário: 10h
Sessão de cinema: Wall-E
Horário: 14h
Sessão de cinema: Saneamento básico
Horário: 16h
Sessão de cinema: Meu nome não é Johnny
Horário: 19h
SARAU
Cronograma de oficinas
Data: 26 de março (quinta-feira)
Horário: 8h às 12h
Oficina de Percussão Corporal
Horário: 19h às 22h
Oficina Jogos Teatrais e o uso da voz na sala de aula
Data: 27 de março (sexta-feira)
Horário: 8h às 12h
Oficina: Percussão Corporal e o uso da voz na sala de aula
Horário: 19h às 22h
Oficina: Jogos Teatrais
Data: 28 de março (sábado)
Horário: 08h às 12h
Oficina: Percussão Corporal
Oficina de Percussão Corporal – 12 horas 20 vagas
Oficina de Jogos Teatrais para sala de aula – 8 horas 20 vagas Oficina o Uso da voz na sala de aula (turma 1 e 2)- 4 horas 20 vagas cada
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO