A noite da última quinta-feira (9 de outubro), foi especial para os alunos da Rede Municipal e Estadual de Ensino de Três Lagoas que tiveram suas fotografias selecionadas pelos jurados do 2º Concurso de Fotografias “Sombra, Fruto… Beleza”, projeto realizado pelo Departamento Municipal de Cultura, em parceria com a empresa Fibria, em homenagem ao Dia da Árvore, comemorado no dia 21 de setembro.
Apenas as fotografias feitas dentro do tema proposto, “ÁRVORE”, puderam concorrer ao prêmio, uma câmera fotográfica compacta com cartão de memória e a case (capa de proteção).
“A Fibria, juntamente com o nosso Departamento de Cultura sempre foram grandes parceiros na formação cultural de nossas crianças. Esse projeto demonstra o quão importante e realista é a arte, ainda mais através do olhar de uma criança. Estão todos de parabéns, tanto as crianças, pelo trabalho, quanto os professores e os pais, que incentivaram a participação deles”, ressaltou a prefeita Marcia Moura.
Do total de 40 fotografias, expostas na Biblioteca Municipal Rosário Congro, apenas cinco foram selecionadas. “Esse é o segundo ano que apoiamos o projeto, pois sabemos da importância dele cultural e ambientalmente. Sempre pensamos na falta de água e os impactos ambientais para as gerações futuras, mas já convivemos com isso hoje. Árvore é vida, e sendo observadas/fotografadas pelo olhar de uma criança, fica ainda mais bonita”, comentou Lilian Carvalho, consultora de Meio Ambiente da Fibria.
SELEÇÃO
Os jurados levaram em consideração a beleza e harmonia segundo critérios estéticos de imagem, a mensagem transmitida pelo fotógrafo, aspectos como luz, cores, foco, e aspectos técnicos de composição.
As cinco fotos selecionadas foram as que mais se destacaram e receberam os prêmios pelas categorias:
– Originalidade: ângulo inusitado, de baixo para cima, ou inverso.
– Preto e branco: fotografia de uma ou mais árvores em preto e branco.
– Artística: se o aluno utiliza linguagem fotográfica, mas adota efeitos que expressam o surrealismo, expressionismo, montagem.
“Todos estão de parabéns. Foi muito bom poder ser jurada do concurso, pois a foto, a cultura é primordial para a formação de uma criança. Precisamos de mais iniciativas desse tipo. Aos professores que quiserem dar continuidade ao projeto, eu e os outros fotógrafos estaremos à disposição. Acho até que terei futuros concorrentes”, brincou Laila Rebecca, fotografa e jurada do concurso.
GANHADORES
Atendendo às categorias de avaliação, os alunos vencedores do concurso foram:
– Joice Camile dos Santos, da Escola Municipal Professora Marlene Noronha Gonçalves;
– Isadora Carolina Remedis, da Escola Municipal Gentil Rodrigues Montalvão;
– Ana Julia Nunes Ferreira, também da Escola Municipal Gentil Rodrigues Montalvão;
– Debora Santana Ribeiro, da Escola Municipal Gentil Rodrigues Montalvão;
– Maria Eduarda Periardi, da Escola Estadual Afonso Pena.
“Essa foi uma oportunidade de envolver a comunidade escolar do Município neste projeto, destacando a importância da preservação e conservação do Meio Ambiente, além de mostrar as belezas naturais de nossa cidade através do olhar de nossas crianças e adolescentes”, destacou Vickie Vituri, diretora do Departamento de Cultura.
Assessoria de Comunicação