
Em Três Lagoas, a Administração Municipal, por meio da secretaria de Assistência Social (SMAS) possui dois locais para atendimento à pessoa em situação de rua, um é o Centro Pop e outro é o Acolhimento Pop.
Entendendo que por Lei, a pessoa – mesmo que em situação de rua – continua com seus direitos de cidadania tendo a liberdade de ali estar, à SMAS coloca-se à disposição, auxilia, atende e acolhe o cidadão respeitando toda e qualquer escolha que ele faça dentro dos direitos legais, visando manter a dignidade humana.
Desta forma, o Centro Pop atende às pessoas que não querem ou não precisam de um local para dormir. O atendimento é realizado de segunda à sexta-feira das 7h às 17h, e o local oferece café da manhã, almoço e lanche, além de disponibilizar local para higiene pessoal, lavanderia, e aos que necessitam: o auxílio com roupas, sapatos e cobertores. Há também a solicitação de documentos pessoais, inclusão no Cadastro Único, busca e localização familiar e demais orientações sociais que os usuários do serviço necessitarem. Atualmente o Centro Pop atende em média 25 pessoas ao dia.
Enquanto o Acolhimento Pop o serviço oferece atendimento 24h, e o local está preparado para acolher a pessoa que precisa de uma moradia temporária. O acolhido recebe café da manhã, almoço e janta, um kit de higiene (com sabonete, creme dental, escova de dente, toalha de banho e roupa de cama). Em média, essa pessoa fica no local por tempo definido pela equipe técnica da unidade, porém o tempo depende da necessidade de cada indivíduo.
Lá também há orientação para construção de currículo e encaminhamentos para agência de emprego, como também, auxilia as pessoas a buscar tratamento na rede pública de saúde. Outro serviço bem recorrente, são a emissão dos documentos pessoais. A unidade possui capacidade de atender aproximadamente 50 pessoas, sendo elas dividida em ala feminina e masculina.
Importante ressaltar, tanto o Centro Pop quanto o Acolhimento Pop possuem coordenadoras, assistentes sociais, psicólogos, artesão, orientador social e nutricionista.
Concomitantemente são realizadas abordagem social noturna no mínimo duas vezes por mês com o objetivo de convidar as pessoas que encontram-se na rua, ofertando os serviços disponibilizados nos serviços do Centro Pop e Acolhimento Pop, além da parceria com a Policia Militar a Promotoria de Justiça. Nestas ações as equipes fazem um itinerário percorrendo locais estratégicos com maior concentração de pessoas em situação de rua, mas infelizmente alguns não aceitam atendimento.
O Centro Pop e Acolhimento Pop ficam em prédios vizinhos, porém as execuções dos serviços são separadas e no momento está localizado na Rua Protázio Garcia Leal, 1026, Santa Terezinha.