Em breve a rede Municipal de Saúde ganhará um reforço de novos profissionais para suprir a demanda e tornar o atendimento à população mais rápido e eficiente. As novas contratações serão efetivadas para o quadro clínico do CEM – Centro de Especialidades Médicas Dr. Júlio Maia. A informação foi confirmada pela Diretora de Saúde Coletiva, Angélica Troncoso Bottura Manteiga. Vamos realizar novas contratações. O processo começou logo no início do ano como uma das medidas prioritárias da Secretaria de Saúde, afirmou.
Segundo a Diretora, o processo licitatório já está em andamento e o resultado deve sair em breve. Ainda não temos uma data concreta para repassar a comunidade, mas acreditamos que o resultado desse processo deva sair em pouco tempo, pois as negociações já estão bem adiantadas.
A princípio as novas contratações irão incorporar o quadro clínico de sete especialidades médicas, porém, segundo a Diretora de Saúde Coletiva, o intuito da Secretaria de Saúde é incluir, após as novas contratações, outras especialidades que atendam as principais necessidades da população.
Dentro do processo de contratação estão a inclusão das seguintes especialidades médicas:
Neurologista (03 contratações)
Infectologista (01 contratação)
Reumatologista (01 contratação)
Otorrinaringologista (01 contratação)
Oftalmologista (01 contratação)
Gastroentereologista (01 contratação)
Urologista (01 contratação)
Atendimentos
De acordo com dados da Secretaria de Saúde, o número de atendimentos realizados pelo CEM chega a dez (10) consultas por especialidade médica.
As consultas médicas realizadas no CEM seguem um procedimento diferenciado. Durante as consultas, os pacientes são minuciosamente examinados. O atendimento torna-se mais demorado por ser mais elaborado.
O grande diferencial do CEM é o atendimento, lá as consultas são mais elaboradas do que nos postos de saúde. Se através das consultas e exames for constatado alguma anormalidade, de imediato o paciente é encaminhado para tratar sua enfermidade, esclarece a Diretora.
Dentre as especialidades médicas mais procuradas pela população estão a oftalmologia, psicologia e neurologia.
Os relatórios das consultas apontam que o perfil dos pacientes que procuram esse tipo de atendimento são de adultos que estão entre a faixa etária de 30 a 60 anos de idade.
Atendemos principalmente adultos. Mas também prestamos atendimento a crianças e adolescentes, esses últimos em número menor, salienta a Coordenadora Técnica do CEM, Thais Emiliana Sales da Silva.
Entre os milhares de atendimentos feitos no CEM, está o de Maria Vânia Dias Ribas, de 43 anos, moradora do Bairro Nossa Senhora Aparecida sempre que necessita procura atendimento médico no CEM. Dona Maria Vânia disse que não teve dificuldades para agendar a consulta, ela acredita que as novas contratações vão agilizar ainda mais o atendimento a população. Sempre que tive problemas de saúde procurei atendimento no CEM e fui bem atendida, tanto na recepção quanto pelos médicos. Acho que com mais médicos nós vamos ser atendidas ainda mais rápido, comemora a dona de casa.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO