A equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), setor da Diretoria de Vigilância em Saúde e Saneamento da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Lagoas, informa à população, em especial, aos donos de cães e gatos, que a unidade móvel de atenção à saúde animal, popularmente conhecida como Castramóvel, deverá permanecer instalada no pátio da Escola Estadual “Fernando Corrêa”, portão da Rua Egidio Thomé, Bairro Lapa, até quarta-feira, 04 de dezembro.
A princípio, como havia sido divulgado, a equipe do Castramóvel, coordenada pelo médico veterinário Everton Ottoni, ficaria neste local somente até amanhã, sexta-feira (29), mas, devido ao aumento da demanda de serviços, o atendimento foi estendido por mais três dias.
Encerrada esta que é a 22ª etapa de ações, o Castramóvel será deslocado para o pátio do Departamento de Obras e Serviços (DOS) da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Trânsito (SEINTRA), onde irá permanecer, no período de 09 20 de dezembro, cumprindo a 23ª e última etapa de ações, antes do recesso de final de ano.
Como vem ocorrendo em todos os locais por onde já passou, o Castramóvel dispõe dos seguintes serviços: castração de cães e gatos machos, acima de seis meses de idade; vacinação antirrábica de cães e gatos; distribuição gratuita de vermífugo; orientações sobre posse responsável de animais de estimação; cuidados com animais peçonhentos; e profilaxia (cuidados e prevenção) da Leishmaniose em caninos.
Os atendimentos continuam sendo de segunda-feira a sexta-feira, das 7h30 às 12h30 e deverão ser pré-agendados no local. Informações podem ser obtidaspelo telefone do CCZ (3929-1803),
RELATÓRIOS
Como consta nos relatórios da equipe do Castramóvel, de janeiro de 2019 até agora (27.11.2019), foram castrados 642 cães machos e 665 gatos, totalizando 1.307. Somando aos 311 cães e 261 gatos, castrados de agosto, quando iniciaram as ações do Castramóvel, a dezembro de 2018, o total de animais de estimação, castrados pela equipe do CCZ, é de 1.879 animais machos.
Em 2019, a equipe do Castramóvel, além de percorrer vários bairros, esteve também na Zona Rural e nos Distritos de Arapuá e Garcias e, no decorrer das 22 etapas de ações, foram também vacinados 180 cães e 41 gatos contra a raiva e distribuídos mais de 500 doses de vermífugos.
Como ressaltou o médico veterinário, Everton Ottoni, “em todos os variados locais, onde estivemos atendendo à população, percebemos o quanto este serviço era aguardado por quem possui um animalzinho de estimação, seja ele cão ou gato”, disse.
Nas ações do Castramóvel, a SMS de Três Lagoas contou também com a parceria das Faculdades Integradas AEMS – Associação de Ensino de Mato Grosso do Sul, por meio da “participação dos acadêmicos da Faculdade de Medicina Veterinária, nos auxiliando diariamente”, destacou Ottoni.