Em coletiva à imprensa realizada na manhã desta quarta-feira (31), no gabinete, a prefeita de Três Lagoas, Simone Tebet (PMDB) avaliou o trabalho realizado e destacou as ações educativas para conscientização da população no combate ao mosquito transmissor da dengue.
A prefeita enfocou o período de chuvas e das obras para reduzir os alagamentos no município. Estamos desenvolvendo estudos ambientais no Parque das Lagoas e verificando as possibilidades de drenagem na rua Egídio Thomé, resolvendo cerca de 90% dos alagamentos, esclareceu.
De acordo com a prefeita, em 2007 foram notificados 203 casos, sendo que 143 aguardam o resultado, 47 foram confirmados como dengue e 13 casos foram descatados.
Dia da Virada
Todo dia 1º de cada mês será realizado o Dia da Virada. O objetivo é conscientizar a população e tornar o combate a dengue um ato diário, onde cada cidadão faça sua parte entornando os possíveis criadouros de larvas.
A campanha começa amanhã, dia 1º de fevereiro a partir das 7h, com o Arrastão, onde os participantes estarão com colete de identificação e distribuirão folders nos bairros, orientando os moradores a virar os possíveis criadouros, recipientes que podem ter água parada.
Ainda no dia 1º, haverá a Carreata. Toda a população é convidada a participar e a concentração será em frente a Igreja Matriz, saindo às 10h.
O percurso da carreata compreende as avenidas Antônio Trajano, Rosário Congro, Paranaíba, Bruno Garcia, finalizando na Praça Senador Ramez Tebet (antiga Praça da Bandeira).
A Prefeitura estará fechada a partir das 10h para que os servidores possam participar do evento.
Ações
Desde o ano passado, a Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria de Saúde vem realizando ações diferenciadas para a conscientização da população, além da capacitação dos profissionais da área de saúde.
Entre as ações foram realizados mutirões, operação cidade limpa, palestras, exposições na comunidade, teatro João e Rosinha na luta contra a dengue, Gincanas escolares, festival de paródias e divulgação nos veículos de comunicação.
A Prefeitura tem feito sua parte e alertado a comunidade para não haver epidemia na cidade.
Multas
A prefeita também falou sobre a dificuldade de entrar em algumas casas. Há moradores que não permitem a entrada dos agentes, informou Simone.
Em razão de dificuldades como esta, a prefeita esclareceu a necessidade da autorização judicial para realizar o trabalho nas residências. Já protocolamos na Justiça um pedido de liminar para entrarmos nas residências de quem não quer colaborar. Com autorização judicial, entraremos nessas casas e terrenos murados, enfocou.
Segundo a prefeita, já foram emitidas 223 multas no valor de meio salário mínimo. Em caso de descumprimento, não sendo realizada a limpeza da casa, ou terreno, a multa passa para um salário, esclareceu a prefeita.
Outra ação que está prevista é a limpeza dos terrenos, sendo cobrado dos proprietários o custo pelo trabalho.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO