
‘Reuniões realizadas nesta quarta e quinta-feiras (10 e 11/02) definiram os últimos detalhes para a realização do carnaval 2010 em Três Lagoas.
As reuniões contaram com a presença de representantes das policias militar e rodoviárias federal e estadual, das secretarias de Educação e Cultura, Esportes e Lazer, Conselho Tutelar, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente -CMDCA, Conselho Municipal de Combate à Exploração Sexual – COMCEX, Centro de Referência Especializada de Assistência Social CREAS, Departamento de Trânsito, Corpo de Bombeiros, SAMU, Programa DST/AIDS e da escola de samba Acadêmicos Unidos de Três Lagoas.
A pauta principal dos encontros foi o cumprimento da Portaria 05/08 assinada pelo Juiz de Direito da 1ª Vara Criminal, Infância e da Juventude de Três Lagoas, Dr. Renato Antonio de Liberalli, que define as regras para a realização de eventos festivos no município, inclusive o carnaval.
A principal medida disciplinar imposta para portaria diz respeito à idade estabelecida para que crianças e adolescentes possam frequentar as festas, e que, segundo os órgãos fiscalizadores, será cobrada com rigor durante o Carnalegria 2010.
De acordo com a portaria, crianças menores de 12 anos só poderão entrar em matinês, acompanhadas dos pais ou responsáveis, maiores de 18 anos, com autorização escrita e com firma reconhecida em cartório.
A mesma determinação serve para adolescentes com idade entre 16 e 18 anos que desejam freqüentar os bailes noturnos.
Esta portaria nos ampara e permite controlar a entrada e freqüência de crianças e adolescentes no carnaval e vamos cumprir, à risca, o que ela determina, disse a presidente do CMDCA, Nilce Figueiredo.
A afirmação de Nilce foi ratificada pelos representantes da Polícia Militar e do Conselho Tutelar.
Também está proibida a comercialização e entrada de bebidas em garrafas de vidro no ambiente da festa, bem como os ambulantes deverão seguir regras rígidas para comercializar seus produtos próximos à Lagoa Maior.
Para dirimir qualquer incidente que possa ocorrer durante o carnaval, será montada 
uma base unificada de trabalho nas instalações da Sejuvel, na Lagoa Maior.
De acordo com o comando da PM, ali será uma central de monitoramento do carnaval, com instalações para informações, triagem, lavratura de ocorrências, atendimento dos conselhos e resolução de problemas.
Horários