O CAPS AD (Centro de Atenção Psicossocial), que presta atendimento a dependentes químicos e alcoólicos, promoveu na manhã desta quinta-feira (5) uma confraternização alusiva ao Dia das Mães, que é comemorado no segundo domingo de maio.
Toda semana reunimos a família de nossos pacientes e na ocasião aproveitamos para abordar temas que estejam diretamente ligados à realidade que eles vivem. Como estamos próximos ao Dia das Mães, decidimos fazer dessa reunião uma confraternização entre paciente e família trazendo à tona os conflitos causados pelo álcool e drogas. Esse trabalho auxilia no tratamento do paciente e conforta a família., explicou Natália Moraes, coordenadora interina do CAPS AD.
Durante a confraternização, vários profissionais se revezaram nas atividades, que incluíram dinâmicas, reflexões e sorteio de brindes que foram confeccionados pelos próprios pacientes, como telas e panos de prato bordados.
Aqui, além de receber acompanhamento de profissionais, os pacientes ainda têm acesso à cultura através do artesanato. Temos uma professora de pintura que é voluntária e dá aula aos pacientes, informou Natália.
Ainda segundo a coordenadora interina, a confraternização possibilitou que um momento de interação espontânea acontecesse, envolvendo paciente e família. Os pacientes tiveram a oportunidade de falar e de ouvir. A família pode desabafar, comentando seus anseios, comentou a coordenadora.
Os 30 pacientes e seus familiares que participaram da confraternização aprovaram a iniciativa, colocando o encontro como algo essencial para o tratamento.
Durante nossa confraternização, a emoção tomou conta de muitos pacientes e familiares. Vimos em seus olhares que algo bom estava acontecendo e que eles estavam felizes. Isso também nos emocionou, comentou Natália, reforçando que a iniciativa de promover encontros como esse deve continuar.
O resultado foi muito bom e por isso queremos repetir por mais vezes atividades como essa, pois sabemos que elas trazem bons resultados através de uma maior interação familiar que consequentemente irá refletir na melhora do paciente. É isso que buscamos aqui no CAPS AD, completou.
CAPS AD
O CAPS AD é um serviço de atenção psicossocial que presta atendimento aos pacientes com transtornos decorrentes do uso e dependência de substâncias psicoativas (álcool e drogas). Atualmente o local possui 220 cadastrados, em sua maioria homens.
O atendimento é realizado de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 13h.
Durante o período que permanecem na unidade, os pacientes recebem café da manhã e almoço.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO