A Prefeitura de Três Lagoas, em parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU), iniciou nesta segunda-feira (2), na Câmara Municipal, a capacitação para o exercício do controle social da gestão pública com o tema “Olho Vivo no Dinheiro Público”. O evento se estende até quinta-feira (5) e ainda tem vagas abertas para o módulo da Saúde e Educação.
Conforme a CGU, o evento é destinado aos conselheiros de políticas públicas e demais cidadãos e tem como intuito incentivar o controle social, uma vez que a participação do cidadão na prevenção e no combate à corrupção busca envolver a sociedade na mudança pela educação e pelo acesso à informação.
“A melhor forma de acabar com a corrupção nos meios públicos é a capacitação, o incentivo ao cidadão a se interessar e entender como funcionam os processos e procedimentos realizados por uma administração púbica. É de suma necessidade a participação da população”, comentou o palestrante e representante da CGU, Gilberto Ricardo, parabenizando a administração da Cidade pela iniciativa.
A prefeita Marcia Moura (PMDB), comentou sobre a importância do trabalho que a CGU vem realizando por todo o Brasil. “É em uma cidade como Três Lagoas, que está em pujante crescimento, que vemos a necessidade dessa capacitação. Essa é a melhor oportunidade de aprendermos como fiscalizar, como de fato exercemos nossos deveres e direitos como cidadãos”, salientou.
PROGRAMAÇÃO
03/06: 8h às 17h – Módulo Educação.
04/06: 8h às 17h – Módulo Saúde.
05/06: 8h às 17h – Módulo Assistência Social.
INFORMAÇÕES
Outras informações podem ser obtidas junto à CGU através do número 67-3384-7777, (falar com Luiza Aida ou Raisa), ou na própria Prefeitura através do fone 67 8426 – 7571 (falar com o coordenador local da CGU pela Prefeitura de Três Lagoas, José Estevão Moraes Palma ou Fran).
AUTORIDADES
Também estava presente no evento o presidente da Câmara Municipal, Jorginho do Gás (PSDB); o vereador Jorge Martinho (PSD); Hugo de Oliveira, representante do Observatório Social; Stevan Palma, coordenador do evento em Três Lagoas; Valdir Vieira, Cassia Sayuri Mori, Jeniffer Sabrina de Oliveira, do Conselho de Saúde de Água Clara; Edson Aparecido de Queiroz, presidente do Conselho Municipal de Saúde; o ex-prefeito de Três Lagoas, Darcy da Costa Filho (Costinha) e José Rodrigues, presidente do Conselho da Comunidade de Três Lagoas.
Assessoria de Comunicação