A Prefeitura de Três Lagoas, por meio das equipes do Setor de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, lembra à população que a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, promovida pelo Ministério da Saúde, termina oficialmente nesta sexta-feira (9).
Para tanto, a dose da vacina estará disponível em todas as Unidades de Atenção Básica da Saúde (Postos) e no atendimento do Setor de Imunização do Centro de Especialidades Médicas (CEM), das 8h às 15h, sem interrupção no atendimento à população.
A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde para cada um dos grupos prioritários de Três Lagoas para receber a vacina contra a gripe é de 21.598 doses.
Até quarta-feira (7), às 8h, segundo relatório parcial da Secretaria Municipal de Saúde, por meio de nota divulgada pelo Setor de Imunização, coordenado pela enfermeira Humberta Azambuja, Três Lagoas havia atingido 22,86% da meta estipulada pelo Ministério da Saúde para o Município. (Confira Anexo)
Contabilizando os grupos prioritários que devem ser imunizados contra a gripe, ou seja, crianças de seis meses a menores de cinco anos; pessoas com 60 anos ou mais; trabalhadores da Saúde; povos indígenas; gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto); população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional e pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais, foram aplicadas 4.937 doses do total disponível, que é de mais de 21,5 mil.
A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para este ano, ou seja, A/H1N1; A/H3N2 e Influenza B.
PREVENÇÃO
A vacinação contra gripe, iniciada em todo o Brasil, no dia22 de abril, é uma importante ação de prevenção da gripe, mas não dispensa medidas básicas de proteção. São cuidados simples, como lavar as mãos várias vezes ao dia, cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar, evitar tocar o rosto e não compartilhar objetos de uso pessoal.
A transmissão da gripe acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz).
Em caso de síndrome gripal, deve-se procurar um serviço de saúde o mais rápido possível. Também é importante lembrar que, mesmo pessoas vacinadas, ao apresentarem os sintomas da gripe – especialmente as integrantes de grupos mais vulneráveis às complicações – devem procurar, imediatamente, o médico. Os sintomas da gripe são: febre, tosse ou dor na garganta, além de outros, como dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. Já o agravamento pode ser identificado por falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e prostração.
Assessoria de Comunicação