Em dois dias de ação, a coleta de lixo eletrônico realizada em Três Lagoas recolheu 4.810 quilos dos mais variados materiais. A campanha foi realizada pela empresa Chaves Ambiental e contou com apoio da Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio (SEMEA), que trabalhou na divulgação da coleta e esteve com a equipe de educação ambiental no local, auxiliando os moradores e os representantes da empresa.
A técnica ambiental Stefani Alves considera satisfatório o resultado da campanha. “Esta é a primeira vez que acontece esse tipo de coleta em Três Lagoas e, de certa forma, estamos satisfeitos com a participação da população que se conscientizou e conseguiu doar o seu lixo”, disse.
A ação foi elogiada pela gerente administrativa Neuza Vasquez. “Faz muito tempo que eu tenho tantos eletrodomésticos e eletrônicos estragados que ocupavam espaço em casa, por não ter local correto para descartar. Essa coleta é muito importante, pois, além de reaproveitas esses objetos, ajuda a limpar a nossa casa”, comentou.
O gerente geral da Chaves, John Ferreira Alves, explicou como é o processo de reciclagem desses materiais. “Nós fazemos a separação total do que tem serventia, desde o plástico até os componentes eletrônicos que podem ser reutilizados. Este material geralmente é enviado para Japão, Belgica e Alemanha, países com alta produção de objetos a partir da reciclagem eletrônica”, destacou.
A Chaves Ambiental fica em Piraí do Sul – PR e faz essa coleta em diversas cidades das regiões sul, sudeste e centro-oeste, reutilizando objetos que poderiam ser altamente nocivos ao meio ambiente, se descartados irregularmente.