Manifestação começou em frente ao prédio da Prefeitura e encerrou no Centro Poliesportivo Professor “Eduardo Milanez”
A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) de Três Lagoas, por meio das equipes da Diretoria de Proteção Social Especial, Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), realizou ato público de manifestação e luta contra a violência, abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, na manhã desta quinta-feira (16).
O ato, alusivo às comemorações do “Dia 18 de Maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, iniciou com uma concentração em frente ao prédio da Prefeitura de Três Lagoas, na Avenida Capitão Olyntho Mancini, número 667, no Centro.
Na concentração que deu início à caminhada, esteve o prefeito de Três Lagoas, Angelo Guerreiro, acompanhado da secretária de Assistência Social, Vera Helena Arsioli Pinho, e os secretários Gilmar Tabone (Administração), Angelina Zuque (Saúde), Soyla Garcia (Finanças), Heliety Antiqueira (Educação e Cultura) e Adriano Barreto (Infraestrutura).
O evento foi abrilhantado com apresentações da Banda Musical “Cristo Redentor”, regida pelo maestro Luiz Carlos Relíquias, e contou com a participação de representações de alunos e educadores da Escola da APAE de Três Lagoas e crianças e adolescentes dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFVs, mantidos pela SMAS, ou seja, “Bombeiros do Amanhã”, “Banda Cristo Redentor”, “Pelotão Mirim”, “Patrulha Florestinha” e do SCFV do Centro de Referência de Assistência Social e Educacional – CRASE “Coração de Mãe”.
Entre as autoridades, estiveram também presentes as vereadoras Sirlene Pereira e Isabel Cristina; a presidente do CMDCA, psicóloga Sandra Regina Ferreira Toresan Gonzalez; e o psicólogo Sidney Ferreira Júnior, representando o Ministério Público Estadual, juntamente com representantes da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.
Na concentração e caminhada, os participantes tiveram o apoio de segurança da equipe motorizada dos Agentes Municipais de Trânsito, que controlaram a interrupção do tráfego de veículos nos cruzamentos do percurso até à Lagoa Maior.
A caminhada percorreu o trecho da Avenida Capitão Olyntho Mancini, da Prefeitura de Três Lagoas até à Avenida Aldair Rosa de Oliveira, na Orla da Lagoa Maior, no Centro Poliesportivo Professor “Eduardo Milanez”, onde houve mais manifestações de conteúdo educativo, artístico e lúdico, com mensagens de alerta contra a violência e abusos sexuais de crianças e adolescentes.
APOIO E PARTICIPAÇÃO
A secretária Vera Helena agradeceu o apoio e a presença de todos, em especial, a do prefeito Angelo Guerreiro e dos colegas secretários.
“Não podemos esconder, mas temos que identificar e combater todo o tipo de violência que acontece na nossa Cidade”, ressaltou Vera Helena. “Muita gente não sabe ou finge desconhecer, mas existem muitos casos de violência contra a mulher, contra nossas crianças e contra os adolescentes. Temos que nos unir e continuar realizando um trabalho em rede para conter o avanço da violência”, disse.
Ao se referir à data do “Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” o psicólogo do Ministério Público comentou: “É uma lembrança muito triste e muito ruim para o País e para nossa Cidade. Por isso, temos que nos unir sempre mais para denunciarmos e enfrentarmos todo o tipo de violência que está aí, na nossa frente e que precisa acabar”, disse Sidney Ferreira.
“A união de todos, como a que estamos vendo hoje, se faz necessária para conseguirmos resultados positivos na luta contra a violência e exploração sexual de crianças e adolescentes”, observou o prefeito Angelo Guerreiro.
“Considerando a população estimada de 120 mil pessoas que residem em Três Lagoas, ainda somos poucos e pequenos. Por isso temos que fazer de tudo para envolver mais gente neste importante trabalho de banir da nossa Cidade todo o tipo de violência contra a mulher, nossas crianças e adolescentes”, conclamou o prefeito.