Crianças do projeto Bombeiros do Amanhã estiveram no Centro de Convivência Tia Nega, no Parque São Carlos, na manhã desta segunda-feira (2). O objetivo foi prestar homenagem às mães idosas, em alusão ao Mês das Mães, através da apresentação de várias canções do coral do projeto Bombeiros do Amanhã, mantido pela Prefeitura, através da secretaria de Assistência Social, Cidadania e Trabalho.
A apresentação das crianças foi dirigida pela professora de música, Jaqueline de Mello. Ela é coordenadora de música, em todos os projetos sociais, mantidos pela secretaria de Assistência Social, Cidadania e Trabalho.
As crianças, devidamente uniformizadas com a farda de bombeiro, estavam também acompanhadas da coordenadora do projeto, Daniela Santana Novaes. O projeto Bombeiros do Amanhã, criado através de Lei, de autoria do vereador Jurandir da Cunha (Nuna) Viana Júnior (PMDB), atende hoje a 70 crianças, divididas em duas turmas.
Como todos os projetos sociais da Prefeitura, voltados para as crianças e adolescentes, o Bombeiros do Amanhã, em parceria com o 5º Grupamento do Corpo de Bombeiros, funciona no horário contrário ao da escola, no Quartel Senador Ramez Tebet, no Jardim Morumby.
É um projeto que visa a integração da criança e do adolescente com a sociedade, através da prática de uma série de ações, entre elas o reforço escolar, disciplina e educação, resumiu Daniela.
Foi ótima a iniciativa da secretária de Assistência Social, Cidadania e Trabalho, Maria Lúcia Firmino em promover esta apresentação no Centro de Convivência de Idosos Tia Nega, homenageando nossas mães idosas, observou Margarida Fátima Lopo. Ela é coordenadora geral do Centro de Convivência, mantido pela Prefeitura, através da secretaria de Assistência Social, Cidadania e Trabalho.
Instituído em 1991, quando era prefeito o saudoso Miguel Jorge Tabox, o Centro de Convivência de Idosos atende hoje a mais de 50 pessoas e fica aberto das 7 horas às 13 horas, de segunda-feira a sexta-feira.
A convivência entre os idosos é estimulada através de inúmeras atividades, entre elas a ginástica, coral, fisioterapia, trabalhos manuais, dança e jogos de mesa. Por determinação da prefeita Márcia Moura (PMDB), está sendo preparado o projeto para implantação de hidroginástica e voleibol adaptado, conforme antecipou Margarida.
A coordenadora informou ainda que o sucesso do Centro de Convivência de Idosos se deve à dedicação e ao trabalho de toda uma equipe que conta com a parceria das Faculdades AEMS, Sesc e Sesi, entre outras.
Maioria dos idosos comparece por espontânea vontade. Outros, devido às dificuldades de locomoção, são trazidos pelos familiares, informou a coordenadora. São excelentes os resultados da convivência entre elas. As atividades, que acabam com a solidão e discriminação e resultam até no abandono de medicamentos antidepressivos. Tem idoso que, sob orientação médica, deixou até de tomar medicamentos de controle da pressão arterial, porque não havia mais necessidade, comentou Margarida.
Assessoria de Comunicação