O Departamento Municipal de Cultura, por meio do Núcleo de Audiovisual e do Grupo de Teatro Identidade, realiza no próximo domingo (08), a partir das 18h, a sessão de cinema do Bocacine Cine Clube, onde serão exibidos os documentários “Quilombo do Mesquita – Tradição, Força e Resistência” e “A Capoeira de Mestre Sabu” do cineasta três-lagoense Luiz Valentim.
As exibições acontecem no Centro Cultural “Irene Marques Alexandria”, que fica na esquina da Rua Alexandre Costa com a Rua Paranaíba, próximo à Lagoa Maior, no Centro.
SOBRE O CINEASTA
Luiz Valentim é um três-lagoense de coração, pois reside na cidade desde 1976 quando veio acompanhando a família. Trabalha na área de projetos culturais e sempre se dedicou ao audiovisual.
Seus documentários já foram premiados em festivais importantes e já exibiu seus filmes em Portugal, Espanha e Itália. Participou também do Festival de Audiovisual de Corumbá e do Festcine, do Amazonas.
SINOPSES
QUILOMBO DO MESQUITA — TRADIÇÃO, FORÇA E RESISTÊNCIA
A resistência de um povo que luta para manter suas tradições e a posse da terra, onde a cultura do marmelo é um marco centenário dessa comunidade.
A CAPOEIRA DE MESTRE SABU
Batizado em Salvador por mestre caiçara, Sabu retorna para Goiás nos anos 50. Em Goiânia desenvolve um trabalho pioneiro com meninos de rua. A trajetória desse vilaboense que introduziu e desenvolveu a capoeira em Goiás, contada por ele mesmo.
Com nostalgia relata suas glórias e mágoas e o imenso orgulho de retornar à terra natal.
Assessoria de Comunicação