Termina nesta sexta-feira (27 de outubro) a campanha de coleta de materiais eletrônicos realizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio (SEMEA) através da Equipe de Educação Ambiental, através de uma parceria com a empresa Recic.Le.
Esta é uma das ações que vem sendo realizadas em alusão à Semana do “Lixo Zero”. O caminhão da empresa está estacionado na esplanada NOB, no início da Avenida Rosário Congro, nas proximidades da loja Motrereal, e recebe os materiais eletrônicos até as 17h de hoje (27 de outubro).
O que é lixo eletrônico?
O lixo eletrônico tem um nome técnico: Resíduo de Equipamentos Elétricos e Eletrônicos (REEE). Essa categoria abrange diversos equipamentos, desde o celular até as máquinas de lavar, e está dividida em subcategorias. Saiba quais são elas nos tópicos a seguir:
linha verde: notebooks, celulares, tablets, mouses, teclados, computadores de mesa, impressoras, carregadores, fones de ouvido, cabos;
linha marrom: televisores, aparelhos de som e equipamentos de DVD ou VHS;
linha azul: eletrodomésticos portáteis, como liquidificadores, batedeiras, ferros elétricos e secadores de cabelo;
linha branca: eletrodomésticos grandes, como geladeiras e fogões.
Por que é importante fazer o descarte correto?
Diversos materiais e elementos químicos são usados na fabricação dos equipamentos eletrônicos. Borrachas, plásticos, cobre, alumínio, chumbo, ferro, lítio, níquel, cádmio, fibras de vidro e ouro são apenas alguns exemplos.
Além do processo de decomposição demorado, muitos desses materiais contêm elementos tóxicos. Metais pesados, como chumbo e cádmio, podem contaminar o lençol freático e, consequentemente, os rios.