‘Todos os anos, a Administração Municipal, através da Secretaria de Assistência Social, Cidadania e Trabalho, define os objetivos de trabalho que serão oferecidos a partir de várias ações desenvolvidas pelos departamentos e setores da pasta.
Uma das preocupações desta Secretaria é proporcionar de forma descentralizada programas e projetos voltados à proteção da mulher, seja em situação de violência, vulnerabilidade social e até mesmo na oferta de cursos de geração de renda.
Pensando nisso, a secretária Maria Lúcia Firmino e toda sua equipe de trabalho realizam programas e ações específicas para este público, entre eles, os programas Colo de Mãe, Mãe Menina, além dos serviços ofertados pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e do Centro de Atendimento à Mulher.
Conheça alguns dos trabalhos voltados às mulheres:
PROGRAMA COLO DE MÃE
Atende crianças de zero a seis anos, em risco nutricional e social por meio do trabalho com as famílias do Programa Bolsa Família, desenvolvendo palestras para as mães e distribuição de leite, cereais e legumes.
São realizadas palestras e orientações que estimulem as mães quanto ao conhecimento nas áreas de cultura, higiene, família, sexualidade, educação, autoestima, entre outros.
PROGRAMA MÃE MENINA
Oferece apoio e orientação a adolescentes de 13 a 18 anos, grávidas pela primeira vez e em situação de risco pessoal, social ou nutricional, por meio de palestras, acompanhamento e monitoramento médico, psicológico e assistencial.
Em média são realizados mensalmente 201 atendimentos nos Programas Colo de Mãe e Mãe Menina.
CENTROS DE REFERÊNCIA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL (CRAS)
Para melhor atender a população, a Secretaria Municipal de Assistência Social, Cidadania e Trabalho descentralizou seu trabalho através de serviços ofertados pelos CRAS. Atualmente Três Lagoas conta com quatro CRAS para atendimento a população: Interlagos, Vila Piloto, São João e Ruth Filgueiras.
O CRAS é uma unidade pública estatal estabelecida pela Política Nacional de Assistencial Social, responsável pela oferta de serviços continuados de Proteção Social Básica de Assistência Social às famílias, grupos e indivíduos em situação de vulnerabilidade social, visando a orientação e o fortalecimento do convívio sociofamiliar e comunitário, apoiando assim uma independência socioeconômica.
A partir dos CRAS, seus beneficiários também podem se inscrever para vários cursos de qualificação profissional que são realizados ao longo do ano, alguns muito procurados pelo público feminino: colorimetria
confeitaria