Foi com muita emoção que a Secretaria de Assistência Social, Cidadania e Trabalho, através do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS Vila Piloto) promoveu na tarde desta quarta-feira (27) o reencontro do senhor José Ferrari, de 64 anos, com dois sobrinhos que ele não via há mais de 25 anos.
De acordo com a assistente social, Ana Laura Paladino, o idoso morava no Cinturão Verde e recebia periodicamente atendimento no CRAS Vila Piloto. Há mais ou menos um ano e meio ele nos procurou a princípio para saber sobre o auxilio alimentação. A partir daí, ajudamos a refazer sua documentação e ele continuou morando no Cinturão Verde, onde as pessoas ofereciam moradia e em troca ele prestava algum tipo de trabalho nos lotes, explicou Ana Laura.
Segundo a assistente social, foi durante uma das conversas com José Ferrari que ele contou que havia morado durante um tempo em São Paulo e lembrou o nome de seu filho. Ele disse que havia sido cobrador na cidade de São Paulo, que foi assaltado algumas vezes e que não gostava de cidade grande, daí passou por várias cidades do interior paulista até chegar a Três Lagoas, completou.
A partir dessa informação, a Secretaria de Assistência Social começou um trabalho de busca na internet que durou aproximadamente 20 dias e através do cadastro único do estado de São Paulo foi possível localizar o filho do idoso, com a ajuda do CRAS da cidade de Fernandópolis SP. Lá eles localizaram a família do senhor José através do endereço do município de Valentim Gentil, disse Ana Laura.
O REENCONTRO
Após três horas de viagem até Três Lagoas, o casal de sobrinhos Antonia Beatriz Lima Franco Silva e Benedito Bento da Silva Sobrinho, aguardavam ansiosos no CRAS Vila Piloto a chegada do tio que não viam há mais de 25 anos. Quero só ver a emoção do reencontro. Perdemos o contato dele, procuramos em toda a região e já tínhamos dado o caso como perdido, pois ninguém sabia dar notícias. Chegamos até escrever para programas de TV para pedir ajuda, acrescentou Antonia.
Para os sobrinhos, o momento mais aguardado era a chegada de José Ferrari à cidade de Meridiano SP, onde a mãe dele aos 94 anos reside com uma filha. A família mora nessa região, inclusive ele tem dois casais de netos. A emoção maior vai ser o reencontro com a mãe dele que mês que vem completa 95 anos e ainda realiza várias atividades de casa, costura e até seis meses atrás ia aos bailes de forró, contam com alegria os sobrinhos.
A coordenadora do CRAS Vila Piloto, Eliane Aparecida de Oliveira ressalta a importância do trabalho desenvolvido pela equipe da Secretaria de Assistência Social para o encontro dos familiares do idoso. Foi um trabalho muito importante, pois ele não tinha renda, moradia fixa e nem direito a beneficio. Ele ficou muito emocionado com a notícia e nós também, pois esse é um dos nossos trabalhos, fazer o fortalecimento de vínculo, explicou Eliane.
Emocionado, José Ferrari se despediu da equipe do CRAS Vila Piloto, demostrando enorme carinho pelos funcionários do local. Que alegria vocês trouxeram para o meu coração. Estou muito feliz, mas já sofri muito também. Agora quero ver meus netos e a minha mãezinha, nunca mais quero me separar deles, afirmou.
Após o reencontro, a família seguiu viagem para o encontro com os demais familiares que residem no interior de São Paulo.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO