Trata-se de estágio do Curso Técnico de Enfermagem para ações específicas nas Casas de Acolhimento
A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), por meio do Departamento de Proteção Social Especial, firmou recentemente acordo de parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – Senac de Três Lagoas.
A parceria estabelece as condições de realização de estágio prático dos estudantes do Curso Técnico de Enfermagem nas Casas de Acolhimento de Crianças e Adolescentes, mantidas pela SMAS.
As ações junto às crianças e adolescentes acolhidos, assim como, junto às equipes de cuidadores, que prestam serviços nas Casas de Acolhimento, “se restringem às orientações e práticas de saúde”, como resumiu a Assistente Social, Laura Daniela Figueiredo Garcia Nascibem.
Seguindo as orientações do diretor de Proteção Social Especial, Luis Fernando Tondeli Fochi, a Assistente Social acompanha de perto todas as ações referentes a esta participação dos alunos e alunas do Curso Técnico de Enfermagem do Senac.
“O Senac de Três Lagoas, com toda a sua equipe e graças ao Coordenador Pedagógico, Flávio Aparecido dos Santos, há tempo, tem sido importante parceiro da SMAS”, comentou Luis Fernando.
O cronograma do estagiários nas Casas de Acolhimento iniciou nesta quinta-feira (07) e deverá estender-se até dia 1º de março.
Entre as ações previamente programadas e apresentadas ao diretor de Proteção Social Especial, consta o seguinte: orientações sobre alimentação saudável, controle de medicação, importância da prática de atividades físicas, escovação dental (saúde bucal), higiene pessoal, primeiros socorros, tabaco e alcoolismo, importância do controle de vacinação, controle do peso e medidas e aferição de pressão arterial.
“Antes das ações práticas de estágio, estivemos também no Senac, junto aos alunos, para colocá-los a par do funcionamento e da responsabilidade social e jurídica que assumimos e mantemos nas nossas Casas de Acolhimento”, explicou Laura Daniela.