A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, iniciou uma série de ações da Campanha Não Dê Esmolas, na manhã de sábado (7).
As primeiras ações contaram com a participação de equipes dos mais variados setores da Assistência Social, incluindo o Albergue Municipal e representantes do SEST/SENAT (Transportes), Secretaria Municipal de Saúde e Rede Feminina de Combate ao Câncer.
As equipes devidamente identificadas com a camisete da Campanha, sob a coordenação da diretora de Proteção Social Especial, Mara Eulália Carrara da Silva, percorreram as principais lojas de comércio do Centro e a Feira Livre de Sábado, na distribuição de panfletos e adesivos, abordando as pessoas e transmitindo as principais mensagens contidas nesta Campanha.
A referida Campanha foi oficialmente lançada na sexta-feira (6), no CRASE Coração de Mãe, e consiste numa série de ações, voltadas principalmente à população em geral, no intuito de fornecer informações e solicitar a participação de todos no cumprimento dos principais objetivos, que são: despertar a consciência de que: esmola alimenta falsa esperança; não dê esmola, dê oportunidade; gestos valem mais que esmola; dar esmolas colabora para a permanência das pessoas nas ruas e cria ilusão de que é possível viver da mendicância; refletir sobre o que leva as pessoas a viver em situação de rua e de mendicância; e informar à comunidade que a Assistência Social possui Albergue Municipal e o Centro de Referência Especializado de Assistência Socil (CREAS), onde são oferecidas às pessoas as condições básicas de encaminhamento e orientação para sair da mendicância e da condição de morador de rua.
OUTRAS AÇÕES
A Campanha Não Dê Esmola continua nesta segunda-feira (9) e se estende até quinta-feira (12). A Programação é a seguinte:
Dia 09/12/2013: Panfletagem nas Instituições de Ensino Superior AEMS e UFMS, no período da manhã, e panfletagem na Feira Noturna, às 18h.
Dia 11/12/2013: Quarta-Feira, Panfletagem na Feira Noturna, às 18h.
Dia 12/12/2013: Panfletagem e adesivagem nos semáforos, nos pontos de trânsito lento e área central, a partir das 7h30m.
Em todas as ações desta Campanha, “contamos também com a parceria da Polícia Militar, Departamento Municipal de Trânsito e Sistemas Viários (DEPTRAN), Secretaria Municipal de Saúde, Associação Comercial e Industrial de Três Lagoas, Ministério Público e Promotoria de Justiça de Mato Grosso do Sul, Secretaria Estadual de Assistência Social, entidades e instituições religiosas e ONGS em geral”, destacou a diretora de Proteção Social Especial.
Assessoria de Comunicação