A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), numa ação conjunta do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), iniciou oficialmente a Campanha de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes, na manhã desta segunda-feira (14).
A abertura da campanha foi em solenidade, no auditório do Centro de Referência de Assistência Social e Educacional – CRASE “Coração de Mãe”, onde foi apresentada a programação das principais ações, que serão realizadas, no decorrer desta semana, ou seja, até sexta-feira (18).
Como consta na programação desta Campanha de Enfrentamento à Violência Sexual, as equipes do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), com a participação do CMDCA, Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC) estarão distribuindo panfletos educativos, de conteúdo referente a essa temática, em todas as Unidades de Saúde e nas principais vias públicas urbanas.
Estão previstas ainda ações na Feira Noturna de quarta-feira (16), a partir das 18h, com panfletagem e apresentações culturais. Esta campanha também prevê ciclo de palestras nas Escolas Municipais, Estaduais e Centros de Educação Infantil (CEIs), assim como caminhada e evento público de apresentações culturais, na Praça Senador “Ramez Tebet”, no Centro, na manhã de quinta-feira (17), dando sempre ênfase ao tema proposto de enfrentamento e prevenção de ocorrências de violência sexual contra crianças e adolescentes.
No encerramento da campanha, na sexta-feira (18), das 7h30 às 11h, no recinto do Plenário da Câmara Municipal, está agendada, entre outras ações, com a participação do CMDCA e SEMEC, a palestra da psicóloga Isabela Suttini do SEST/SENAT (Transportes).
LANÇAMENTO
A solenidade de lançamento desta campanha de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes contou com a presença do prefeito de Três Lagoas, Angelo Guerreiro; presidente da Câmara Municipal, vereador André Luiz Bittencourt; secretária de Assistência Social, Vera Helena Arsioli Pinho, acompanhada de uma grande parte dos secretários da gestão municipal; presidente do CMDCA, Laura Daniele Garcia Nascimento; Mestre Armando Catrana da Missão Salesiana Dom Bosco; psicólogo José Rodrigues, do Ministério Público Estadual; e representantes da Polícia Militar e da Associação dos Pais e Amigos do Excepcional (APAE) de Três Lagoas, entre as demais autoridades.
A secretária Vera Helena agradeceu a presença dos colegas secretários que prestigiaram a solenidade de abertura da campanha, abrilhantada com duas apresentações do Grupo “CRASE Lata.
“Esta campanha será realizada por meio de uma série de ações, em parceria com o CMDCA e a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, com a participação de todas as nossas equipes que zelam pela garantia dos direitos de nossas crianças e adolescentes”, destacou Vera Helena.
“Devemos agradecer a todos os presentes, porque percebemos que todos têm a noção da importância desta campanha para a nossa Três Lagoas”, disse a secretária.
“No enfrentamento à violência sexual contra as crianças e adolescentes não nos limitaremos às ações da campanha, mas estenderemos o enfrentamento durante todo o ano de 2018”, anunciou.
“Graças ao apoio do prefeito Angelo Guerreiro às nossas ações, somos uma cidade que mais vai se empenhar na luta da defesa dos direitos da criança e do adolescente”, disse.
“Para isso, no decorrer deste ano, assim como fizemos no ano passado, estaremos fortalecendo mais ainda as ações de fortalecimento de vínculos sociais e familiares nas nossas unidades de Assistência Social”, ressaltou Vera Helena.
DISQUE DENÚNCIA
Entre as finalidades desta campanha “está também a divulgação do disque denúncia, da importância de usarmos, cada vez mais, o disque 100, o número de telefone do fique atento e denuncie”, comentou Laura Daniele do CMDCA.
Para a coordenadora do CREAS, advogada Rafaela Marques de Oliveira, esta campanha tem o seu significado e importância, não só pelo elevado número de ocorrências registradas em Três Lagoas, mas porque, “na maioria dos casos, quem comete este crime é uma pessoa bem próxima da família da vítima”, disse Rafaela.
“Em Três Lagoas, em 2017 foram registrados 82 casos de violência sexual contra crianças. Em 2018, até abril, já ocorreram 22 casos e sete deles são de crianças de 0 a 6 anos de idade”, informou a advogada coordenadora do CREAS.
“Graças a vocês, que estão à frente destas ações e que têm esta visão de participação e dedicação, Três Lagoas está à frente destas campanhas de enfrentamento à violência contra nossas crianças e adolescentes”, observou o prefeito Angelo Guerreiro.
“Somos felizes porque temos gente do bem em nossa Três Lagoas, gente competente e de boa vontade, que se dedica a ações de proteção de nossas crianças e adolescentes. Parabéns e que a semente do bem se espalhe por todos os lugares, para que nossas crianças crescem com carinho, educação, saúde e dignidade”, concluiu o prefeito de Três Lagoas.
Diretoria de Comunicação