Foram premiados alunos com melhores redações de Escolas da Rede Municipal e Estadual de Ensino
A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) de Três Lagoas, por meio da unidade do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), promoveu a solenidade de encerramento da Campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres”, no início da tarde desta segunda-feira (10), Dia Mundial dos Direitos Humanos.
O evento foi no auditório do Serviço de Convivência e fortalecimento de Vínculos – SCFV do Centro de Referência de Assistência Social e Educacional – CRASE “Coração de Mãe”.
A referida campanha teve a participação ativa da SMAS, por meio das várias equipes da Diretoria de Proteção Social Especial e parceiros como, Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), Secretaria Estadual de Educação, por meio da Coordenadoria Regional de Educação de Três Lagoas, Ministério Público Estadual, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e empresa LabCenter.
A Campanha de mobilização nacional e global pelo fim da violência contra a mulher, no Brasil, dura, na verdade, 21 dias, começando no dia 20 de novembro (Dia Nacional da Consciência Negra) para ressaltar que a mulher negra sofre dupla discriminação e violência, uma por ser mulher e a segunda por ser negra.
Estão também inseridas na mesma Campanha: o dia 25 de novembro (Dia da Não Violência Contra a Mulher); o dia 1º de dezembro (Dia Mundial de Luta contra Aids); dia 06 de dezembro (Campanha Mundial do Laço Branco – Mobilização dos homens contrários à violência); e dia 10 de dezembro, Dia Internacional da Declaração dos Direitos Humanos, que neste ano celebrou o 70º aniversário da assinatura e promulgação desses direitos, na assembleia da Organização das Nações Unidas – ONU, em 10 de dezembro de 1948.
PREMIAÇÃO
Na solenidade de encerramento, foram premiados três estudantes de Escolas Municipais e três de Escolas Estaduais. Eles participaram do concurso de redação, abordando a temática pelo fim da violência contra a mulher.
Entre as escolas que participaram, as redações de um aluno da Escola Estadual “Afonso Pena” e da Escola Municipal “Joaquim Marques de Souza” conquistaram o primeiro lugar. Esses alunos irão receber um aparelho “notebook”. Houve problemas de prazo de entrega dos dois notebooks pelos Correios, que deverá ser solucionado em breve.
O segundo lugar ficou para um estudante da Escola Estadual “Fernando Corrêa” e da Escola Municipal Professora “Maria Eulália Vieira”. Os dois já receberam a premiação de uma bicicleta.
O terceiro lugar, no referido concurso de redação, ficou para um aluno da Escola Estadual “Afonso Pena” e um estudante da Escola Municipal “Maria Eulália Vieira”. Eles também já receberam seus respectivos relógios, como premiação do 3º lugar.
AUTORIDADES
Na solenidade, abrilhantada com apresentações do grupo de percussão “CRASE Lata”, estavam presentes as seguintes autoridades: secretária de Assistência Social, Vera Helena Arsioli Pinho; coordenadora do CREAS, advogada Rafaella Marques de Oliveira; diretora da Coordenadoria Regional de Educação, professora Marizeth Bazé; presidente do CMDCA, psicóloga Sandra Regina Ferreira Toresan Gonzales; psicólogo do Ministério Público Sidney Ferreira Júnior; diretor de Proteção Social Especial, Luis Fernando Tondeli Fochi; e a diretora de Proteção Social Básica, Mel Nunes, entre as demais autoridades.
“Esta é uma das ações que mais nos dão força na Assistência Social, porque é um trabalho que exige o envolvimento e participação de todos”, comentou a secretária Vera Helena.
“Nossa rede de proteção é muito atuante, durante o ano inteiro, na realização de ações práticas e campanhas contra a violência. Em Três Lagoas, não varremos a sujeira para debaixo do tapete para esconder os problemas. Aqui, a gente denuncia para diminuírem os problemas e punir os responsáveis”, ressaltou a secretária da SMAS.
“Queremos continuar nossas ações de enfrentamento à violência contra a mulher, contra a criança, contra os idosos, contra todo o tipo de violência. Nossa meta continuará sendo a violência zero nas escolas, nos lares e na sociedade três-lagoense”, concluiu Vera Helena.