
Mais uma vez o saguão da antiga Prefeitura transformou-se em um local para exposições artísticas. Dessa vez o espaço é do artesanato. Desde a última segunda-feira (4) o saguão virou um centro de belos trabalhos manuais, que em sua maioria são confeccionados por gente da nossa terra.
São bordados, objetos confeccionados em jornais e móveis de madeira desenhados de maneira artesanal. Pequenos e grandes objetos, que chamam atenção pela delicadeza e riqueza de detalhes.
A artesã Francisca Naide é bordadeira a mais de vinte (20) anos. Ela e suas colegas expõem trabalhos formados por vários tipos de bordados, entre eles o ponto cruz, vagonite, bainhas abertas, crivo, pontos da vovó e crochê.
Amo bordar. Bordo desde minha adolescência. São mais de vinte anos bordando, comenta dona Francisca com medo de revelar a idade.
E eu minhas amigas nos conhecemos há muito tempo. Sempre que possível nos reunimos para bordar e aproveitamos para colocar a conversa em dia, revela.
Outra artesã que também expõem seus trabalhos é Fátima Gomes, que há oito (8) anos trabalho com jornais. Fátima transforma o que iria para o lixo em luxo.
Faço uma simples folha de jornal virar caixinhas decorativas, quadros para fotos, aparadores, abajur e até mesmo cesto para roupas. Aceito também novos desafios. Se o cliente desejar, faço encomendas ressalta.
Fátima diz que o saguão é uma ótima maneira de divulgar seus trabalhos.
Essa já é a quarta vez que participo como expositora de meus artesanatos. Sempre que venho aqui tenho resultados positivos. As pessoas olham, perguntam e compram. Aqui temos um bom espaço para divulgar e comercializar nossos trabalhos, finaliza.
E é exatamente esse espaço que a Secretaria de Educação e Cultura quer oferecer sempre aos artesãos, explica Cidinha Mariano do Departamento de Cultura.
Sempre que abrimos espaço no saguão para a realização de exposições de artesanatos, teatro ou feiras de livros, estamos não só abrindo espaço para os artesãos, mas principalmente para a cultura como um todo. Além de possibilitarmos que outras pessoas conheçam o artesanato produzido por nossa gente, também mostramos a população a importância de se valorizar nosso artesanato que é muito rico finaliza.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO