Iniciou na quinta-feira (02) a 4ª Edição do Festival Dança Três, serão 70 apresentações de dança de companhias, grupos e artistas de MS, SP, RJ e CE que acontecerão em diversos pontos da cidade. A abertura do evento foi na Praça Ramez Tebet.
O Festival é promovido pela Arado Cultural, produtora cultural de Campo Grande, e tem o apoio da Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria de Educação e Cultura (SEMEC) e Diretoria de Cultura, conta com o incentivo do Fundo de Investimentos Culturais de Mato Grosso do Sul (FIC/MS), da Fundação de Cultura de MS (FCMS), do Governo do Estado de MS.
O primeiro dia contou com a Mostra Profissional, da Cia Dançurbana (MS) apresentando o espetáculo ´R.U.I.A – Realidade Ultrassônica de Invasão Aleatória, voltado para crianças até 14 anos, em período de setênio (entre 7 e 14 anos, período em que acontece o desenvolvimento das relações sociais, da memória cronológica, a compreensão da ligação entre causa-efeito).
A obra recriou o recrear e lançou mão de estímulos e objetos que são ressignificados e reinventados para propor um ecossistema habitado por criaturas mimológicas, brincadeiras e jogos da infância. Em seguida a Mostra Aberta apresentou 14 apresentações de grupos e artistas.
PROGRAMAÇÃO
DIA 03 – SEXTA-FEIRA
Horário: 15h00
Local: Escola Municipal Professora Maria Eulália Vieira
Apresentação: Cia de Dança do Pantanal (MS) apresenta ´Fernão Capelo Gaivota´, espetáculo em que Fernão, uma intrépida gaivota, fala sobre uma história de liberdade, aprendizagem e amor, trazendo consigo uma emocionante jornada de descobertas
Horário: 19h00
Local: Praça Ramez Tebet
Apresentação: Focus Cia de Dança (RJ) – Leva ao palco ´As canções que você dançou pra mim´. Em cena, quatro casais são embalados por um “pot-pourri” de canções interpretadas pelo cantor e compositor Roberto Carlos, que marcaram épocas e que já́ se tornaram clássicos da MPB. É um espetáculo para todas as idades. O espetáculo foi eleito pelo Jornal O Globo, como um dos 10 melhores de 2011 e, em 2012, pelo Guia da Folha de São Paulo, sendo um dos 3 melhores pela originalidade e simplicidade na opinião do júri especialista. Em seguida a Mostra Aberta traz 25 apresentações.
DIA 04 – SÁBADO
Horário: 19h
Local: Praça Ramez Tebet
Apresentação: Luminis Cia de Dança (MS) – O espetáculo ´Términus´, obra é inspirada em situações vividas pelos bailarinos, retratando as dores, prazeres, encontros e desencontros, descobertas e términos de um grupo de pessoas interconectadas pelos caminhos e curvas da vida. Também no sábado, a Cia de Dança do Pantanal (MS) leva ao palco ´Grand Pas de Quatre de Pugni´, uma remontagem de um clássico do ballet que estreou em Londres em 1845, feito por Mayda Riveiro. Nessa noite a Mostra Aberta traz 23 apresentações.
DIA 05 – DOMINGO
Horário: 15h00
Local: Lagoa Maior
Apresentação: Maria Eugênia Tita (SP) – Encena ´Cabeção´. Nessa performance, a dançarina brinca com o gestual divertido e simpático de seu personagem Cabeção. Partindo dos passos dos ritmos tradicionais brasileiros como Frevo, coco e Cavalo Marinho, a figura torna-se um porta-voz cômico do rico alfabeto de passos e trejeitos das nossas danças brasileiras. Depois a Cia de Dança do Pantanal (MS) encena ´Migrantes´.
O encerramento será com a apresentação ´A Festa´, resultado da residência artística ministrada por Ana Carolina Mundim (CE).
OFICINAS
As oficinas, que completam as ações do Festival Dança Três, serão realizadas nos dias 03 e 04 de junho, das 14h às 16 horas e, a residência nos dias 03 e 04 de junho, das 14h às 17 horas e, no dia 05, das 8h às 11 horas. Essas ações de formação serão no Departamento de Cultura.