A Prefeitura de Três Lagoas, por meio do Departamento Municipal de Cultura, promoveu workshop e máster class com o músico João Brasil para alunos do projeto de música clássica e interessados pela área musical, nos dias 17 e 18 de março.
O evento foi aberto ao público e contou com a participação de mais de 100 pessoas nas aulas no Centro Cultural “Professora Irene Marques Alexandria” e saguão da antiga Prefeitura.
VALORIZAÇÃO
Segundo a coordenadora do Núcleo de Música do Departamento de Cultura, Cidinha Mariano, o objetivo principal do workshop é valorizar os cursos de música, principalmente os instrumentos musicais menos conhecidos.
“Apesar de estarmos engajados no Projeto de Música Clássica oferecendo o curso de contrabaixo, o instrumento ainda é pouco conhecido, muitas pessoas confundem o contrabaixo com outros instrumentos. Trouxemos um músico como o João Brasil porque ele é ótima referência em muitos aspectos, por exemplo, é um músico muito jovem, tem 29 anos e vive exclusivamente da música, o que é possível, mora fora do Brasil e pode compartilhar parte dessa experiência nos encontros”, explicou a coordenadora.
Ainda segundo Cidinha, uma das principais metas do Núcleo de Música para 2014, é promover encontros dos alunos de música com renomados artistas da área, buscando a capacitação profissional, crescimento pessoal, troca de experiências e divulgação dos trabalhos.
CURRÍCULO
O contrabaixista João Brasil, 29 anos, é natural de Andradina (SP), e iniciou seus estudos musicais no Centro de Ensino Artístico, com a matriarca da família, professora Jail Brasil. João Brasil é filho do Maestro João Wesley Antero e da professora Márcia Sueli, que compõe uma família inteira de musicistas.
Após descobrir seu amor pela música, foi estudar no Conservatório de Tatuí, um dos mais renomados do Brasil, onde permaneceu por alguns anos até sua formação musical e a oportunidade de estudar no exterior. Há dois anos, vive na Alemanha estudando e trabalhando, exclusivamente, com música erudita na Universidade de Manheim.
Na Alemanha, tocou, recentemente, no Concerto Sinfônico de Ano Novo da Stuttgart Staats Oper, uma das mais famosas óperas do mundo. Até o fim do mês de março, João Brasil estará em São Paulo, trabalhando como solo contrabaixo na Ópera do Teatro São Pedro.
Assessoria de Comunicação