
Durante aula realizada nesta quarta-feira (4), no saguão do Paço Municipal Prefeito Rosário Congro (antigo prédio da Prefeitura), os alunos da Orquestra de Câmara conheceram o trabalho do regente titular da Orquestra Sinfônica Municipal de Campo Grande.
De acordo com a assessora de Cultura, Cidinha Mariano, a visita do maestro teve como finalidade acertar os detalhes da Semana Interestadual de Música Erudita de Três Lagoas, que será realizada de 8 a 13 de julho.
O maestro será o coordenador geral da Semana e a Prefeitura, através do Departamento de Cultura estará na organização do evento que contará com cursos de viola caipira, canto, coral infantil, violão erudito. Durante o dia os alunos poderão participar de cursos práticos, oficinas e, à noite, teremos apresentações com grandes artistas e músicos, antecipou Cidinha Mariano.
Na oportunidade, Eduardo Martinelli manteve contato com os alunos da Orquestra de Câmara, dando importantes dicas de regência, postura e manejo dos instrumentos musicais.
Eduardo Martinelli
Graduado em Violão pela Faculdade de Música de Santos em 1997, estudou paralelamente violoncelo, violino e regência de orquestra. Regente Titular da Orquestra Sinfônica Municipal de Campo Grande, desde 2006, também esteve à frente da fundação da Orquestra Barroca de Mato Grosso do Sul (2005), da Orquestra de Câmara de Itanhaém SP (2000), além de ter dirigido entre 2002 e 2003 Orquestra Sinfônica do Projeto Guri, em Santos-SP. Em 2008 regeu a Orquestra do VII Encontro Internacional de Música de Câmara do Chile e a Montagem da Ópera Matame Buterfly (High Light) com a Cia dell Opera di Roma. Coordenou e foi diretor artístico de vários projetos musicais, dentre os quais se destacam: Encontro com a Música Clássica I,II,III e Seminário de Violão em Homenagem a Raphael Rabello ambos realizados em Campo Grande, bem como o Festival de Verão de Itanhaém e Concurso de Música Instrumental de Itanhaém, realizados em Itanhaém – SP. No período de 2004 a 2007, Martinelli atuou como professor de Violão do Curso Superior de Música da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Como Violonista, apresenta-se frequentemente na qualidade de camerista ou solista. A convite do compositor Gilberto Mendes, realizou a estreia brasileira de obras para violão durante o XXXVI Festival de Música Nova no Teatro Municipal de Santos – SP. Desde sua transferência para Mato Grosso do Sul, tem sido presença constante nas principais atividades musicais tanto da área erudita quanto popular, das quais se destacam a participação no Festival de Inverno de Bonito, Festival América do Sul, Projeto Cena Som, Estação Cultura, Feira da Música Sul-Mato-Grossense, Concertos Sesc e Festival Prelúdios da Primavera. Como educador, dirige o projeto Orquestra Jovem da Fundação Barbosa Rodrigues, e é coordenador pedagógico dos projetos de ensino de instrumentos de Orquestra do Grupo de Incentivo à Cidadania e Qualidade de Vida Viver Bem (Campo Grande MS) e da Fundação Nelito Câmara, em Ivinhema.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO