Alunos da Escola Municipal Ramez Tebet receberam oficinas teóricas para produzir artesanatos através de materiais recicláveis e descartáveis na exposição prática “Arte do Lixo”, que será entre os dias 2 a 12 junho, na Biblioteca Municipal. O evento é interativo e será aberto à população, que na ocasião também poderá participar de oficinas práticas para produção de artigos artesanais.
Segundo um dos coordenadores do projeto, o professor de teatro Paulo Roberto de Paula, serão produzidas dezenas de peças através de diversos tipos de materiais. “A ideia foi utilizar tudo que poderia ir para o lixo e transformar em arte”. Algumas peças demonstrativas já foram produzidas pelos alunos.
De acordo com o professor, os visitantes também poderão participar de oficinas práticas de produção de sabão ecológico produzido a partir de óleo descartado e também aprenderão a fazer adubo ecológico com lixo orgânico.
Os alunos dos 5º anos da escola poderão desenvolver as técnicas que foram trabalhadas nas oficinas teóricas para produzir os artesanatos. “A ideia é que todas as pessoas, alunos e visitantes, interajam na exposição”, disse o professor.
Com slogan “Chega de ‘Meio’ Ambiente, lute por um inteiro”, Roberto diz que o objetivo do projeto é despertar a consciência ecológica nos alunos e nos visitantes da exposição.
A oficina teórica foi ministrada pelo artista três-lagoense André Luiz da Cunha Viana e pelo professor de teatro Paulo Roberto de Paula, utilizando o método QUARKS, através da QUARKS Educacional, instituição que oferece oficinas culturais para os alunos e professores.
Assessoria de Comunicação | Laila Rebecca