‘No último mês de março, o Albergue Municipal Padre Miguel Angel Sánchez completou três anos de funcionamento no município de Três Lagoas atendendo pessoas em situação de rua e migrantes de ambos os sexos, acima de 18 anos.
O Albergue Municipal é de responsabilidade da Administração Municipal, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e foi criado para atender a crescente população que chegava ao município em busca de trabalho devido a instalação de grandes indústrias. Esse serviço está referenciado a Proteção Social de Alta Complexidade com a finalidade de garantir a proteção integral do individuo e seus familiares.
O objetivo do local é atender pessoas em situação de vulnerabilidade, migrante sem referência, pessoas em situação de rua impedidas de permanência na moradia habitual por situações de acidente e pessoas em trânsito, através de acolhida circunstancial, possibilitando o resgate de autoestima, garantia de direitos, reintegração familiar e inclusão social.
A secretária de Assistência Social, Maria Lúcia Firmino, parabenizou a equipe técnica pela realização dos atendimentos e destacou o início das atividades do Albergue Municipal no momento em que a Cidade passava por um importante processo de transformação econômica e social. Foi um recurso muito bom, diante da demanda populacional, com a chegada de muitas pessoas em busca de trabalho com as indústrias que se instalavam em Três Lagoas naquele período. Num primeiro momento, o Albergue foi criado para proteger pessoas em situação de rua, mas foi a nossa sustentação e o abrigo dessas pessoas que passavam por aqui, disse Lúcia Firmino.
INFRAESTRUTURA
Aos albergados é oferecida uma infraestrutura com 34 acomodações, divididas em seis quartos para homens e mulheres (separadamente), televisão, cozinha, pátio, refeições, alojamentos, roupas, material de higiene pessoal, orientação técnica, bem como encaminhamento à Rede de Atendimento do Município para os seguintes serviços: agência de emprego, atendimento hospitalar, documentação pessoal e passagem.
Sempre tive a intenção de criar um local para ajudar as pessoas que vivem na rua. Acredito que nesses três anos de atendimento do Albergue Municipal conseguimos alcançar 95% das pessoas que buscaram algum tipo de atendimento, seja para encaminhamento às agências de emprego, emissão de documentos e auxílio em algumas situações de seguro desemprego, INSS e também assistência em casos de enfermidades, explicou o coordenador do Albergue Municipal, Dirceu Meneguelli.
A equipe técnica também realiza um trabalho de resgate de vínculos com familiares, quando há interesse do albergado em retornar a família ou a Cidade de origem.
TRÊS ANOS DE ATENDIMENTO
Segundo relatório do Albergue Municipal Padre Miguel Angel Sánchez segue os números de atendimentos do local durante os três anos de funcionamento em Três Lagoas.
Foram atendidos 2.833 homens e 378 mulheres, sendo 18 usuários de outros países (cinco argentinos
cinco peruanos