Na tarde desta terça-feira (19) foi comemorado os quatro anos de fundação do Albergue Municipal Padre Miguel Angel Sanchez por funcionários e abrigados. A ocasião foi celebrada com um café da tarde, na presença do vice-prefeito Luiz Akira (DEM).
Na ocasião, o coordenador do albergue, Dirceu Meneguelli, em conjunto com a secretaria municipal de Assistência Social, Maria Lúcia Firmino, apresentou relatório sobre os atendimentos já prestados no período destes quatro anos.
Até o fechamento do relatório, no dia 18 de março, foram atendidas 4.466 pessoas, entre elas, 3.971 homens e 495 mulheres. Pelo albergue já passaram 23 usuários de países como, Argentina, Peru, Paraguai, Uruguai, Chile, Tchecoslováquia e Colômbia. Ao todo, 704 abrigados foram inseridos no mercado de trabalho. Para ser acolhido no albergue a pessoa obedece alguns requisitos, passando primeiramente por uma entrevista com assistente social.
Segundo o coordenador, a média de permanência do migrante é de três a cinco dias, mas, existem os casos daqueles que estão à busca de emprego, e as vezes permanecem um tempo maior e recebem todo o atendimento assistencial, incluindo o acompanhamento e apoio psicológico.
“Às vezes articulamos a situação do abrigado com a Secretaria Municipal de Saúde para conseguir medicação ou algum encaminhamento necessário”, explica Meneguelli.
“Temos que comemorar, pois o Albergue é de suma importância. Este trabalho de reintegração é necessário e parabenizo toda equipe que desenvolve este trabalho assistencial, pois é um serviço completo, com encaminhamentos hospitalares, passagens e documentação pessoal”, ressaltou Lúcia Firmino.
Luiz Akira, que na ocasião representou a prefeita Marcia Moura, também parabenizou toda equipe e destacou o atendimento da equipe do Albergue Municipal.
“É muito importante observar e falar do carinho e responsabilidade com que todos os abrigados são tratados aqui no albergue. O albergue é um lugar aconchegante e muitos que passam por aqui também conseguem uma oportunidade melhor de vida. É um atendimento completo, como também refeição, café da manhã, almoço e janta para os migrantes”, ressalta Luiz.
O ALBERGUE
O albergue foi fundado no dia 16 de março, possui 34 acomodações, divididas em seis quartos para homens e mulheres (separadamente), televisão, cozinha e pátio. Atualmente, o albergue conta com 16 funcionários e atende 18 pessoas, entre eles seis moradores de rua e 12 pessoas migrantes de outras cidades.
Assessoria de Comunicação