Mais um equipamento é adquirido pela Prefeitura de Três Lagoas em prol do pequeno produtor rural. O departamento de agronegócio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio (SEMEA) conta agora com uma ensiladeira para auxiliar os produtores da região inseridos no programa da agricultura familiar.
O equipamento, também conhecido como colhedora de forragem, é utilizado para o preparo de silagem para compor a alimentação dos rebanhos em épocas severas de estiagem, em que as pastagens estão secas e compromete a saúde do animal.
A ensiladeira foi adquirida por meio de um convênio entre a Prefeitura e a Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (AGRAER).
Conforme a diretora de agronegócio, Amanda Pivotto, este será um recurso muito importante ao produtor, pois, a região tem sido atingida por períodos longos de seca e muitas vezes, a alimentação do gado tem que ser comprada, comprometendo o orçamento da família. Alguns produtores de leite também sofreram com a morte de bovinos devido ao clima.
“A ensiladeira estará disponível a partir de janeiro. Para ter o serviço, o produtor deve comparecer ao Departamento de Agronegócio e Desenvolvimento Rural no prédio do erpe, solicitar a requisição, pagar a guia e os servidores realizam o serviço. Vale lembrar que o solicitante deve se enquadrar como pequeno produtor rural, tendo até quatro módulos rurais, ou seja, até 140 hectares”, concluiu Amanda.