A prefeita Marcia Moura, junto do governador de Mato Grosso do Sul Reinaldo Azambuja, do representante do Superintendente da Caixa Econômica Federal de MS, Paulo Sérgio Matos, Senadora Simone Tebet e demais autoridades, entregaram mais 568 apartamentos do Residencial Orestinho III, completando assim a terceira e última etapa dos 1.432 apartamentos do local, na manhã desta segunda-feira (17).
As unidades habitacionais referem-se ao programa Minha Casa Minha Vida, do governo Federal.
Janaína Aparecida Shinaide da Silva esperou oito (8) anos para realizar seu sonho.
“Eu fico emocionada só de lembrar, fiz meu primeiro cadastro na Escola Maria Eulália, mesmo não sendo sorteada nunca desisti, permaneci atenta e confiante, atualizando o cadastro e agora é real, eu tenho minha casa própria”, disse Janaína.
Na ocasião o representante do Superintendente da Caixa Econômica, Paulo Sérgio Matos falou sobre investimentos. “O governo Federal investiu R$ 350 milhões entregando aproximadamente 2.600 casas aqui em Três Lagoas, lutas que somadas às forças Estadual e Municipal foi possível fornecer um lar mais digno à população. Cuidem dele, pois recebem por direito, que sejam felizes”, proferiu Matos em seu discurso aos novos moradores.
O deputado Estadual Ângelo Guerreiro também discursou e deu ênfase ás fiscalizações.
“Como prefeito eleito, desejo que possamos entregar cada vez mais casas populares às famílias de Três Lagoas, para dar mais dignidade a este povo que merece. Intensificaremos as fiscalizações para que não sobrecarregue somente o Município, mas que seja uma constante garantindo que os moradores tenham a segurança de não sofrer ameaça para sair do apartamento e também que os moradores façam o uso correto”, declarou.
RESIDENCIAL
O Residencial Orestinho recebeu investimento na ordem de R$ 25,6 milhões com parcerias federal, estadual e municipal. Todas as unidades possuem dois quartos, sala, cozinha, banheiro, área de serviço e piso cerâmico. O empreendimento conta com infraestrutura completa bem como pavimentação, redes de água, esgotamento sanitário, drenagem e energia elétrica, iluminação e urbanização, atendendo as exigências do programa.
O residencial também possui dois parques infantis, dois centros comunitário, duas quadras de esportes e duas churrasqueiras em sua área interna. A comunidade será atendida com dois postos de saúde, duas creches, três escolas e um posto de segurança.
Marcia entregou ao todo, 2.656 unidades habitacionais em sua gestão.
“São 2.656 sonhos da casa própria, realizados. São famílias que saíram do aluguel para pagarem uma mensalidade de algo que ninguém jamais vai tirar de vocês. Com os 568 apartamentos de hoje, concluímos repasse dos 1.432 apartamentos aqui do Residencial Orestinho”, declarou a prefeita emocionada.
Em seu pronunciamento, a senadora Simone Tebet enfatizou sua luta no Senado para conseguir melhorias à cidade e reforçou a necessidade de um posto policial para o local (Residencial). “Uma guarida aqui para monitoramento é ideal para que as famílias se sintam mais seguras”.
A senadora lembrou ainda de quando era prefeita especificamente ocasião em que fez sua primeira entrega de casas populares.
“Foi na Vila Piloto, entregamos 25 casas populares, a princípio não tínhamos terreno nem dinheiro, foi um desafio, mas conseguimos. Desde então, Três Lagoas não ficou somente na entrega de décimos, mas sempre acima de centenas de casas populares que somadas na minha gestão e na gestão da prefeita Marcia, são 4mil imóveis populares. Isto é progresso, é desenvolvimento, é crescer com dignidade”, reiterou.
As autoridades presentes realizaram entrega simbólica das chaves para algumas famílias durante cerimônia.
O governador Reinaldo Azambuja, “Eu fico muito contente de participar deste momento, de poder junto dos meus colegas, eternizar na história um momento tão prazeroso em que famílias realizam mais um sonho. Temos o desafio de poder entregar muito mais, de contar com este apoio do governo Federal e todas as esferas de governo”, lembrando: “espero retornar em breve para dar ordem de serviço do Hospital Regional, com término previsto para 2018, garantindo mais qualidade na saúde”, finalizou.
Os condomínios deste último bloco entregue levam os nomes; Músico Rubens Luiz Nogueira Cunha – Binha; condomínio Músico Rui do Cavaquinho e condomínio Professora Maria Meireles da Silva.
A entrega contou também com a presença do vice-prefeito Luiz Akira; do deputado Estadual Eduardo Rocha; chefe da Casa Civil, Sérgio de Paula; secretária Adjunta de Habitação do Estado Ilidia Aparecida Miglioli Sokoloski; vereadores e demais autoridades.
Daiana Oliveira/Assessoria de Comunicação