A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com a 2ª Companhia de Infantaria do Exército Brasileiro realizou noite desta quarta-feira (02), a solenidade de graduação dos participantes do Programa “Pelotão Mirim”. O evento ocorreu na sede da 2ª Companhia de Infantaria do Exército e contou com a presença de autoridades do Município, dos formandos e seus familiares.
Foram graduados nove adolescentes que passaram de soldado para Cabo e cinco para 3º Sargento. A graduação não visa apenas desenvolver a hierarquia dentro do Programa “Pelotão Mirim”, mas também, é uma forma de reconhecer os alunos que se destacaram nas ações desenvolvidas ao longo do ano demonstrando disciplina, apresentação pessoal, camaradagem, preparo técnico, capacidade de liderança e entre outros atributos.
O comandante da 2ª Companhia de Infantaria do Exército Brasileiro, Major Nélio Moura Bertolino, destacou o recente aniversário do programa que completou 17 anos de existência. “É um projeto muito bem sucedido, pois a metodologia pode ter mudado com o passar do tempo, mas o objetivo é o mesmo, pois a complementação pedagógica tem atingido com competência a todos os envolvidos nesse trabalho”, disse, também parabenizando a graduação dos mirins.
A assessora de Apoio Técnico Administrativo da Gestão Municipal, Cristina Martins Gonçalves, que no ato que representou a secretária da pasta, Maria Lúcia Firmino e a prefeita de Três Lagoas, Marcia Moura (PMDB), disse aos formandos a honra da graduação e também elogiou os participantes do programa e seus familiares. “Continuem sendo filhos brilhantes para os seus pais e fascinantes por fazerem a diferença na sociedade”, falou.
A diretora de Proteção Básica da Secretaria Municipal de Assistência Social, Gabriela Zani da Silva, falou da importância do programa perante o Município. “Quando os formandos usam esta farda, não representam somente o Pelotão Mirim, mas sim a nossa Secretaria Municipal de Assistência Social e o Exército e isso é uma grande responsabilidade”, destacou.
Durante a sua fala, a coordenadora do programa, Vera Lúcia Batista de Souza, desejou boas vindas aos novos graduados, parabenizou a participação dos mirins e seus familiares no evento.
PROGRAMA
O Programa Pelotão Mirim, denominado Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), atende aproximadamente 60 crianças e adolescentes, na faixa de 10 a 15 anos, nos períodos matutino e vespertino, tendo como Centro de Referência de Assistência Social o CRAS Interlagos. O horário de funcionamento é das 7h às 11h e das 13h às 17h, de segunda-feira a sexta-feira.
As atividades são realizadas na sede da 2ª Companhia de Infantaria do Exército Brasileiro e tem como objetivo na forma social a participação cidadã e desenvolvimento do protagonismo de crianças e adolescentes.
O programa foi criado em 26 de agosto de 1998 e atendia primeiramente crianças e adolescentes de 10 a 15 anos do sexo masculino, na qual recebiam alimentação, acompanhamento escolar e atividades esportivas.
Com o tempo, foi implantada uma proposta educativa, que tem por base a teoria das inteligências múltiplas que através desta metodologia de trabalho o programa incluiu em suas ações que são ensinadas até os dias atuais.
Patricia Acunha | Assessoria de Comunicação