‘Ao todo, são 13 entidades beneficiadas que promovem o desenvolvimento, a cidadania, a inserção no mercado de trabalho e a conscientização sobre os perigos e prevenção ao uso de drogas.
Entre os projetos voltados exclusivamente para crianças e jovens, estão o Projovem Adolescente e Projovem Trabalhador, a Banda Marcial Cristo Redentor, a Missão Salesiana, o SENAC e o grupo espírita A Candeia, o Grupo da Fraternidade Espírita José Xavier, através do CEI Irmã Scheilla, o Desafio Jovem Peniel, A Associação Beneficente Batista Independente (Projeto Mão Amiga), a Comunidade Kolping e a Comunidade Reeducativa São Francisco de Assis CRESFA.
Pode não ser um objetivo específico, mas de uma maneira geral, o assunto conscientização sobre os perigos e prevenção ao uso de drogas faz parte do rol de orientações ministradas em todos os projetos. Só o fato de proporcionar oportunidade para ingresso no mercado de trabalho e levar a criança para o projeto no período contrário ao que ela está na escola, já é uma maneira de evitar o contato com as drogas, explicou a secretária de Assistência Social, Lucia Firmino.
Além desses, a Administração Municipal também realiza orientações sobre a prevenção ao uso de drogas através do programa DST/AIDS.
Somente em relação a informações sobre prevenção a combate ao uso de drogas, estima-se que mais de 3 mil crianças sejam orientadas diariamente. Só na Missão Salesiana, são atendidas mais de 500 crianças. Outras 300 são orientadas pela A Candeia e outras 150 só no Projovem.
Mas o assunto drogas não é apenas coadjuvante nos projetos sociais. A prevenção e o combate ao uso de entorpecentes são tratados de maneira direta em programas como, por exemplo, o Proerd – Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, desenvolvido nas escolas e que em 2010 formou 1500 alunos
Desafio Jovem Peniel, que dispõe de toda uma estrutura para acolher dependentes químicos