Crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do Centro de Referência Social e Educacional – CRASE “Coração de Mãe” e do SCFV “Patrulha Mirim Rodoviária” participaram de ação especial da equipe de gestão do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI, nesta terça-feira (30).
Nos dois períodos (matutino e vespertino), as crianças e adolescentes participaram de um conjunto de ações de integração social e pedagógica, com o objetivo de “conscientização e orientações sobre a importância de erradicarmos os males do trabalho infantil”, como informou a coordenadora do PETI, Aline Silva Pereira dos Santos Martins.
“Estamos aqui para trazer às crianças e adolescentes a mensagem do Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, comemorado no dia 12 de junho, quando procuramos multiplicar a mensagem de que Criança quer ser Criança e tem direito a viver como Criança”, ressaltou Aline, acompanhada da Orientadora Social do PETI, Ana Kátia Pereira da Silva.
Entre as ações, incluindo até distribuição de variados brindes, as crianças e adolescentes participaram de oficinas de redação e desenho sobre o trabalho infantil. “Os primeiros melhores trabalhos serão premiados com uma bicicleta, doada com recursos do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA. São duas bicicletas para o período da manhã e duas para o pessoal da tarde”, comentou Aline.
Com o apoio e participação da coordenadora do CRASE “Coração de Mãe”, professora Nilce Figueiredo Garcia, a equipe do PETI contou também com a participação da psicóloga Emilly Parmezan de Freitas e da educadora Jéssica Franco Santos, ambas da equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).
Nesta ação, a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) teve a participação e apoio de equipe da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (SEJUVEL) e da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC).
Por Carlos Alberto