O acervo da Biblioteca Municipal “Rosário Congro”, da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC) da Prefeitura de Três Lagoas, possui agora um exemplar da Bíblia Sagrada em sistema de escrita em braille, para pessoas com deficiência visual.
A doação foi realizada nesta segunda-feira (21), pela Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) e foi entregue na sede da Diretoria de Cultura, prédio da antiga Estação Ferroviária, com a presença do prefeito Angelo Guerreiro, secretária de Assistência Social (SMAS) – Vera Helena Arsioli, diretor de Cultura – Hericksen Plesley, chefe de Gabinete da SEMEC – Janaina Alessandra A. F. Silva e representando o legislativo o presidente da Câmara Municipal – Cassiano Maia.
Participaram da entrega os gestores da Secretaria Regional de São Paulo da SBB que atende o Mato Grosso do Sul, o secretário regional, Vinicius Lacerda e a assistente social Renata Aguiar.
Com sede na cidade de Barueri –SP, a SBB tem como objetivo promover a difusão da Bíblia e sua mensagem como instrumento de transformação e desenvolvimento integral do ser humano. Organização sem fins lucrativos, de natureza filantrópica, assistencial, educativa e cultural. A SBB tem finalidade de traduzir, produzir e distribuir a Bíblia Sagrada, promovendo o desenvolvimento espiritual, cultural e social.
O prefeito Angelo Guerreiro destacou que atualmente a Rede Municipal de Ensino possui sete alunos deficientes visuais e no último concurso foi nomeado profissional para lecionar aos estudantes, que irão usufruir da doação.
“Três Lagoas agradece a doação que será tão importante para acessibilidade daqueles que necessitam, é um momento que ficará na história da cidade. Sabemos do alto custo e da grandiosidade em todos os sentidos deste item que irá compor nosso acervo” agradeceu Guerreiro.
O gestor regional da SBB, Vinícius explicou que a doação foi motivada após conversas com a secretária da SMAS, Vera Helena, em outra ocasião referente a outros projetos filantrópicos. “A bíblia em braile faz parte de um dos nossos projetos sociais, que é o “Acolhendo o Deficiente Visual”, que por meio das nossas regionais e parceiros promovemos rodas de conversas para abordar o tema garantias e direitos do deficiente visuais, cursos e capacitação”, explicou.
A BÍBLIA
A Bíblia em Braille é composta de 38 volumes e pesa em média 40 quilos e tem custo estimado de mais de R$ 5 mil reais. Se empilhado, o conjunto da obra chegaria a 2 metros de altura. Devido ao tamanho e à complexidade na produção, um exemplar em Braille demora dois dias para ser impresso, enquanto um exemplar comum leva três segundos.
Ela passará a compor o acervo de inclusão da Biblioteca Municipal de livros em braille e áudios livros, ao todo a biblioteca é composta por mais de 39.600 unidades.