Nesta terça-feira (26) o CRAS Interlagos realizou o I Encontro de Mobilização Social com os beneficiários do Programa Bolsa Família dos bairros Paranapungá, Novo Americana, Jardim das Acácias e Jardim Oiti. A ação faz parte da I Semana do Centro de Referência de Assistência Social em comemoração aos sete anos desse CRAS.
De acordo com a coordenadora do CRAS Interlagos, Mel Nunes dos Santos, a ação reuniu cerca de 350 famílias do bairro Paranapungá e região, cadastradas no Programa. Estamos aqui para falar um pouco sobre o Bolsa Família, suas condicionalidades, oferecer demais serviços como o corte de cabelo e informar que os beneficiários também fazem parte dos grupos e ações que a Secretaria de Assistência Social, Cidadania e Trabalho desenvolve no município, explicou Mel.
Durante a ação, representantes das Secretarias Municipais de Educação e Saúde também orientaram os beneficiários quanto aos direitos e deveres perante o Programa. Além das palestras, as famílias também assistiram a uma apresentação do Coral da Melhor Idade, composto por usuários dos CRAS Interlagos, Vila Piloto, São João e Ruth Filgueiras, puderam cortar o cabelo em uma barraca do Departamento de Trabalho e conheceram um pouco mais dos trabalhos desenvolvidos pelo CRAS Interlagos através de um painel de fotos e trabalhos manuais confeccionados pela Melhor Idade.
Segundo a assistente social da gestão do Programa Bolsa Família, Gabriele Zani da Silva, o valor do benefício varia de R$ 32 a R$ 232, de acordo com a renda da família e a quantidade de filhos de cada família assistida. Hoje vamos bater um papo sobre o Bolsa Família e tirar as dúvidas de vocês quanto às condicionalidades do Programa, pois se a família tem o direito de receber o benefício ela também tem que cumprir alguns deveres. Além disso vamos falar sobre a atualização obrigatória do cadastro das famílias que deve ser feita a cada dois anos, acrescentou Gabriele.
Quero parabenizar toda a equipe do CRAS Interlagos pela realização dessa ação, pois não é fácil reunir esse número de pessoas numa terça-feira à tarde, disse a diretora da Secretaria de Assistência Social, Cidadania e Trabalho, Cristina Martins Gonçalves.
O QUE É PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA
O Bolsa Família é um Programa que transfere renda diretamente para as famílias como forma de garantir o direito humano à alimentação adequada, à educação e à saúde.
Os beneficiários do Programa Bolsa Família também são atendidos por outros programas e políticas sociais do Governo Federal como tarifa social de energia elétrica, cursos de alfabetização, de educação de jovens e adultos e de qualificação profissional, ações de geração de trabalho e renda de melhoria das condições de moradia, além de isenção de taxas de concursos públicos federais.
COMO PARTICIPAR
Para participar do Programa, a família tem que realizar a inscrição no Cadastro Único. Em cada município há uma pessoa responsável por isso, o gestor municipal do Programa Bolsa Família.
O gestor municipal é quem faz o cadastramento e a atualização das informações das famílias. Mas lembre-se que é a família a responsável pelas informações dadas ao gestor na hora de fazer o cadastro.
O critério principal para a inclusão é a renda mensal da família. As famílias que possuem menor renda são incluídas primeiro, selecionadas de forma automática pelo Governo Federal.
É importante que a família mantenha sua ficha de cadastro sempre atualizada informando sempre mudança de endereço, mudança de cidade, transferência da escola das crianças e adolescentes, mudança de renda familiar, aumento ou diminuição do número de pessoas da família e a mudança do responsável pela família.
O QUE SÃO AS CONDICIONALIDADES DO PROGRAMA
As condicionalidades do Programa são compromissos assumidos pelas famílias e pelo Poder Público para que os beneficiários utilizem os serviços de educação, saúde assistência social, principalmente as crianças, os adolescentes e mulheres grávidas.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO