A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promoveu na sexta-feira (29), a 1ª Corrida da Academia da Saúde com os participantes do Projeto Viver Bem, iniciado no mês de fevereiro, o evento aconteceu no ponto turístico três-lagoense, a Lagoa Maior e foi aberto a toda população.
No projeto, o paciente recebe acompanhamento multiprofissional da área da saúde da SMS, com médico, enfermeiro, fisioterapeuta, nutricionista, psicólogo e educador físico, no intuito de prevenir doenças e levar qualidade de vida às pessoas com obesidade ou sobrepeso.
De acordo com os organizadores do evento, o intuito da atividade foi levar os participantes do Projeto a superação pessoal, entretanto não apenas uma competição. Apesar do fácil acesso à Lagoa Maior, muitos dos participantes não vão à lagoa para prática de atividade física, e esse desafio foi um estímulo de estar em contato com esse local maravilhoso da nossa cidade.
Integrante da equipe multiprofissional do Projeto, o educador físico Sergio Henrique Costa Piga ressalta que a principal recompensa para quem faz exercício físico é ter disposição e saúde física e mental para encarar o dia a dia. “ Esperamos que os participantes do “Projeto Viver Bem” usufruam esse primeiro momento de bem-estar e felicidade, que a atividade proporciona “, ressaltou.
A coordenadora do Projeto, a nutricionista Maiara Oliveira explicou que exercício físico deve ser visto como algo positivo e relaxante e não como algo rígido; por isso, durante os dois meses do Projeto são oferecidas diferentes formas de atividade, para que assim os participantes possam descobrir qual a atividade que mais gosta e perceba os benefícios que ela lhe pode proporcionar.
“ Acreditamos que a aposta na prevenção da doença, na promoção da saúde e o bem-estar, são importância para um viver bem e com qualidade. Por isso, comece hoje a descobrir os benefícios de uma vida saudável. A sua saúde agradece”, incentivou a coordenadora.
O PROJETO
O Projeto Viver Bem acontece por meio da Academia da Saúde, que fica na Rua Aristone José da Silva s/n no Jardim Maristela. Para realizar o cadastro é necessário ter acima de 18 anos e o IMC (índice de massa corporal) igual ou maior que 25kg/m2 que é a classificação do sobrepeso, as inscrições são feitas apenas no local.