Começa nesta quarta-feira (24), às 19h, no Anfiteatro da UFMS – Unidade I, a 7ª Conferência Municipal de Saúde de Três Lagoas, com o tema: “Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas: Direito do Povo Brasileiro”.
A Conferência terá continuidade na quinta-feira (25), a partir das 7h e encerra às 18h, no mesmo local. Um dos objetivos é mobilizar e estabelecer diálogos com a sociedade acerca do direto à saúde e em defesa do SUS.
Antes desta etapa, foram promovidas sete pré-conferências que levantaram os anseios da população. As reuniões aconteceram em maio e junho, nas escolas municipais Maria de Lourdes, Ramez Tebet, Marlene de Noronha, Parque São Carlos, Gentil Montalvão, Maria Eulália e Afonso Tranin.
O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Edson Queiroz, pede para que os interessados participem da Conferência. “Este é o momento que a população deve participar, para dar suas sugestões, críticas e avaliar as propostas elaboradas na conferência anterior, se foram cumpridas ou não, e também propor novas ações neste novo encontro”, disse.
PROGRAMAÇÃO
No dia 24, haverá a palestra “Gestão do SUS e Modelos de Atenção à Saúde”, com a professora Dra. Renilda Rosa Dias. No dia 25, está prevista a leitura e aprovação do regulamento da Conferência.
Além disso, o segundo dia prevê a exposição dos eixos I – Direito à Saúde, Garantia de Acesso e Atenção de Qualidade; II – Participação Social, coordenado pelo presidente do Conselho Estadual de Saúde, Ricardo Alexandre Bueno. Na sequência, haverá a apresentação dos eixos III – Valorização do trabalho e Educação em Saúde e IV – Financiamento do SUS e Relação Público/Privado, com a Conselheira Estadual dos Trabalhadores, Patrícia Marques Magalhães.
Depois haverá divisão dos grupos com os eixos temáticos, no período da tarde a reunião dos grupos, recolhimento das moções, eleição dos delegados e leitura do relatório final.
A 7ª Conferência Municipal de Saúde é promovida pelo Conselho Municipal de Saúde e conta com o apoio da Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.
Patricia Acunha