A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da equipe do Programa Municipal de Controle do Tabagismo da Secretaria Municipal de Saúde, realiza o I Simpósio Sobre Tabagismo, no período da manhã desta sexta-feira (29), no recinto do Plenário da Câmara Municipal.
O evento foi oficialmente aberto pela coordenadora do Programa Municipal de Controle do Tabagismo, psicóloga Mari Eurípedes Armani, e contou com a presença do gerente geral da Unidade Taufic Tebet do Sest/Senat (Transportes) de Três Lagoas. Celso Vicente Pereira; comandante do 5º Grupamento de Bombeiros, major Leandro Mota de Arruda; vereadora Sirlene da Saúde (PROS); psicólogo Márcio Diniz da Silva Tavares, representando o Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso do Sul; e Agentes Comunitários de Saúde, enfermeiros e enfermeiras, diretores e diretoras da Secretaria Municipal de Saúde de Três Lagoas.
Desejando as boas vindas aos participantes do 1º Simpósio Sobre o Tabagismo, a psicóloga Mari destacou a importância da temática do evento, “Tabagismo, Problema de Saúde Pública”.
O Simpósio também é evento alusivo ao Dia Mundial Sem Tabaco, instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS), desde 1988, e comemorado no dia 31 de maio, com o objetivo de alertar os fumantes e população em geral sobre “os riscos de saúde, associados ao consumo de tabaco e discussão das políticas eficazes para reduzir seu consumo”, explicou a psicóloga Mari Armani.
“O I Simpósio Sobre Tabagismo tem a finalidade de comemorar o Dia Mundial Sem Tabaco e fomentar a ampliação das discussões acerca dos malefícios do tabaco e formas de tratamento, adotadas pela Secretaria Municipal de Saúde de Três Lagoas”, antecipou Mari Eurípedes.
PORTAS DE ENTRADA
A psicóloga do Programa Municipal de Controle do Tabagismo se referiu à expansão das portas de entrada, disponíveis para a realização de tratamento das pessoas que desejam parar de fumar.
“As portas estão abertas em todas as Unidades Básicas de Saúde e em sete delas são executadas ações específicas em grupos terapêuticos que ajudam o fumante a desenvolver habilidades que o auxiliarão a permanecer sem fumar”, informou.
Esse tratamento é regulado pela Portaria do Ministério da Saúde de número 1.035/2004 e a Portaria de nº 442/2004, que amplia o serviço de tratamento do tabagismo aos três níveis de atenção à saúde (básica, média e de alta complexidade).
“No Programa Municipal de Controle do Tabagismo, além da terapia em grupo, se necessário, oferecemos também o apoio de medicamentos, com prescrição médica, como recurso usado com sucesso no tratamento do tabagismo e disponibilizado na rede SUS”, explicou a coordenadora.
PROGRAMAÇÃO
Seguindo a programação, previamente divulgada pela coordenação do Programa Municipal de Controle do Tabagismo (Veja Anexo), a primeira palestra abordou as “Implicações psíquicas da dependência do tabaco”.
A primeira palestra foi proferida pelo psicólogo Márcio Tavares. Conforme consta na Programação, o evento abordou também questões importantes, relacionadas ao Tabagismo, como Interferências ocasionadas pelo tabaco no organismo; Prejuízo causado na fala pelo tabaco; e Tabagismo Problema de Saúde Pública.
Assessoria de Comunicação