A prefeita Marcia Moura (PMDB), acompanhada da secretária de Saúde do município de Três Lagoas, Eliane Brilhante, participou da solenidade de abertura da 1ª Conferência Macrorregional da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, no auditório da Unidade Taufic Tebet do Sest/Senat, na noite desta quarta-feira (14).
O evento, que irá discutir a saúde do trabalhador e da trabalhadora da Macrorregião de Três Lagoas e apresentar propostas que melhorem a qualidade de vida das pessoas, conta com a participação dos Conselhos Municipal e Estadual de Saúde e também de presidentes e representantes da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador (CIST), como prevê o artigo 198 da Constituição Federal.
Além de Três Lagoas, município sede da macrorregião, participam trabalhadores e trabalhadoras dos municípios de Água Clara, Bataguassu, Brasilândia, Santa Rita do Pardo, Selvíria, Aparecida do Taboado, Cassilândia, Inocência e Paranaíba.
Na solenidade de abertura, após apresentação cultural de grupo de acordeom do Departamento de Cultura, foram destacadas as seguintes autoridades, além das já citadas: presidente do Conselho Estadual de Saúde de Mato Grosso do Sul, Ricardo Bueno; presidente do Conselho Municipal de Saúde de Três Lagoas, Edson Queiroz; presidente da CIST de Mato Grosso do Sul, Dionízio Gomes Avalhaes; presidente da CIST de Três Lagoas, Maria Aparecida Oliveira; diretor técnico da gestão compartilhada do Hospital Auxiliadora, médico Francisco Claro Oliveira; comandante do 5º Grupamento de Bombeiros, major Leandro de Arruda; e o subcomandante do 2º Batalhão da Polícia Militar (2ºBPM), major Élcio de Almeida.
Conforme constava na Programação, previamente divulgada pelo Conselho Municipal de Saúde de Três Lagoas (Veja Anexo), logo após a solenidade de abertura, foi proferida palestra do presidente da CIST/MS, Dionízio Avalhaes.
IMPORTÂNCIA DO EVENTO
Ao agradecer a presença das autoridades que prestigiaram o evento, o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Edson Queiroz, destacou a importância da 1ª Conferência Macrorregional da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora dos 10 municípios presentes.
“Desejo a todos uma boa Conferência e que saiam daqui boas propostas para a melhoria da qualidade da saúde do trabalhador e da trabalhadora”, disse.
Por sua vez, Ricardo Bueno (Conselho Estadual de Saúde) enalteceu a presença da prefeita Marcia Moura e da gestora municipal de Saúde, Eliane Brilhante.
“Discutir a saúde do trabalhador na presença dos gestores é sempre melhor e obtém mais resultados”, disse.
“Todos sabemos que, o trabalhador e a trabalhadora de Três Lagoas e da macrorregião precisam mais de educação, saúde e lazer para melhor produzirem e limpar a mente no final de semana, juntamente com suas famílias”, ressaltou.
Em seu pronunciamento, a prefeita de Três Lagoas destacou a importância do evento em que “pessoas importantes e representantes da saúde e de outros setores da Administração Pública param para discutir e refletir sobre questões que deverão melhorar a saúde do nosso trabalhador e da nossa trabalhadora”, observou.
Ao declarar oficialmente aberta a 1ª Conferência Macrorregional da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, Marcia Moura desejou que todos “reflitam e cresçam ainda mais sobre as questões, propostas e metas que resultem na melhoria do trabalho, da saúde e da vida de todos”, completou.
Assessoria de Comunicação