A cada cinco dias, um animal silvestre que se encontra em situação de risco recebe o primeiro atendimento pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Três Lagoas. A informação é do coordenador da unidade, Christóvam Tabox Bazan, que informou que de abril até o momento, 22 animais receberam os primeiros socorros.
A ação é uma parceria com a Polícia Militar Ambiental (PMA) que realiza o primeiro atendimento aos animais socorridos em situações de risco.
Após recebem os devidos cuidados médicos veterinários no Município, os animais são encaminhados ao Centro de Recuperação Animal (CRAS), em Campo Grande. “Geralmente são animais que estão em alguma situação de risco, como por exemplo, que apresentam algum ferimento após serem atropelados ou entraram em alguma residência”, disse.
Segundo o coordenador, desde que o trabalho teve início diversos animais receberam os primeiros atendimentos no CCZ. “Já socorremos capivaras, araras, pato, tucano e um gambá sobreviveram e foram encaminhados para Capital, alguns, dependendo de sua recuperação, são soltos novamente em Três Lagoas”, disse.
É válido lembrar que o primeiro atendimento é feito pela Polícia Militar Ambiental e dependendo da gravidade do animal é atendido primeiramente no CCZ.
O Centro de Controle de Zoonozes está localizado na Rua Egídio Thomé, nº 5562 – Parque Industrial. O telefone é (67) 3929-1803.
Patricia Acunha | Assessoria de Comunicação