O Conselho de Municipal de Saúde aprovou na noite desta segunda-feira (13), o SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. Foram discutidas as necessidades da implantação desse projeto, e os resultados obtidos por outras cidades.
O SAMU é um serviço de saúde, que vem sendo desenvolvido pela Secretaria de Estado da Saúde do Mato Grosso do Sul, em parceria com o Ministério da Saúde e as Secretarias Municipais de Saúde do estado.
É responsável pelos componentes de Regulação dos Atendimentos de Urgência, pelo Atendimento Móvel de Urgência da Região e pelas transferências de pacientes graves da região.
Esse projeto faz parte do sistema regionalizado capaz de atender, dentro da região de abrangência, todo enfermo, ferido ou parturiente em situação de urgência ou emergência, e transportá-lo com segurança e acompanhamento de profissionais da saúde até o nível hospitalar.
Além de fazer uma integração através da central de regulação médica das urgências e as transferências inter-hospitalares de pacientes graves, promovendo a ativação das equipes apropriadas e a transferência do paciente.
Alguns membros do Conselho Municipal de Saúde de Três Lagoas, estiveram em Campo Grande para conhecer os serviços do SAMU e conversar com os coordenadores do projeto. Eles apresentaram as instalações físicas e os profissionais envolvidos na prestação do serviço.
As orientações que foram dadas aos conselheiros foi de preparar melhor os profissionais que atuaram na área, ter mais leitos de UTI e principalmente alertar sobre a questão de que o SAMU não substituir os serviços dos Bombeiros.
Todo serviço pré-hospitalar será atendido pelo SAMU, que vem complementar o corpo de bombeiros para prestar socorro a população. Cada ambulância terá um médico, além dos que ficarão na central.
Essa proposta foi levada ao Ministério da Saúde, e assim vamos fazer em Três Lagoas, avaliou o Secretário da Saúde de Três Lagoas, Dr. Jorge Martinho.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO