A prefeita de Três Lagoas, Simone Tebet (PMDB), participou nesta segunda-feira (6) de uma reunião em Campo Grande (MS), na sede da ASSOMASUL – Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul para discutir ações de saneamento previstas no PAC Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal. As ações deverão ser implementadas de 2007 a 2010, com a intenção de promover a inclusão social.
Simone cobrou duramente a participação de Três Lagoas no recebimento dos recursos. Não aceito que Três Lagoas fique fora do PAC. E acrescentou: Fui cobrar recursos para drenagem e esgoto.
De acordo com a prefeita, a reunião foi positiva. Saímos com o compromisso do Danilo Forte, presidente da Funasa Fundação Nacional de Saúde, de que olhará com carinho para Três Lagoas.
A prefeita explicou que os recursos são liberados por meio de projetos do governo estadual. Já temos projetos em andamento.
Serão investidos R$3 bilhões nas cidades, considerando os potenciais riscos à saúde, provocados pelos fatores sanitários e ambientais, priorizando os municípios com até 50 mil habitantes e grupos sociais minoritários e estratégicos como os quilombolas e indígenas.
Outro objetivo do PAC é melhorar a eficiência e a gestão dos serviços, priorizando áreas de maiores déficits em relação à cobertura de saneamento.
O ato foi prestigiado pelo governador André Puccinelli (PMDB), senador Valter Pereira (PMDB), deputados federais Vander Loubet (PT), Geraldo Resende e Waldemir Moka, ambos do PMDB, deputado estaduais Reinaldo Azambuja e Márcio Fernandes (PSDB), Zé Teixeira (DEM) e Paulo Corrêa (PR), além de cerca de 50 prefeitos e secretários municipais e estaduais.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO