A Prefeitura de Três Lagoas através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promoveu ações da semana do “Dia D” de Combate ao Aedes aegypti para conscientizar a população para o combate ao arbovírus – vírus transmitido por picada de insetos, especialmente o mosquito Aedes aegypti, nos dias 18 e 19 (sábado e domingo).
Na sexta-feira (18), os setores da SMS de Promoção da Saúde, Entomologia, Endemias e Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) realizaram alguns eventos que alcançaram 7.650 pessoas, sendo eles: blitz educativas nos semáforos e comércio e tenda na área central, além de abordagens com orientações nas Unidades de Saúde da Família (USFs) e nos Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Município.
As ações promovidas não foram somente para população, a SMS também ofereceu no sábado (19), na Câmara Municipal, o curso “Oficina de Manejo Clínico de Dengue e Chikungunya”.
Participaram da capacitação 56 profissionais da área da saúde municipal e da macrorregião de Três Lagoas, como médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e farmacêuticos, envolvidos na assistência desses casos proporcionando a atualização adequada para condução das abordagens.
O curso foi ministrado pela enfermeira Jessica Klener, coordenadora da gerência técnica de doenças endêmicas do Estado, e o médico Rivaldo Venâncio Cunha (Infectologista, pesquisador e coordenador de Vig. Em Saúde e laboratórios de ref. da Fiocruz).
A SMS informa que as ações alusivas a semana do Dia D continuam nesta semana, com visitas nas escolas e empresas da cidade.