A partir do decreto nº 051/07, assinado no dia 28 de maio de 2007, a Prefeita Simone Tebet (PMDB) convocou a 2ª Conferência da Cidade de Três Lagoas. O evento acontecerá nos dias 20 e 21 de julho sob a coordenação do servidor Otony Ávila Ornellas.
A Conferência das Cidades é um processo de participação da sociedade civil na discussão dos caminhos que a população deseja ver a Administração Pública. Em 2003, foi realizado pelo Governo Federal a 1ª Conferência Nacional das Cidades, onde nasceram relevantes sugestões como composição e funcionamento do Conselho das Cidades, e um conjunto de propostas para orientar as políticas públicas de ambiente urbano.
Neste ano, será realizada a 3ª Conferência Nacional, e tem como lema o desenvolvimento urbano com participação popular e justiça social e como tema avançando na gestão democrática das cidades. Acontecerá entre os dias 25 a 29 de novembro na cidade de Brasília e será precedida das etapas preparatórias com a realização das Conferências Municipais/Regionais, que deverão acontecer até o dia 29 de julho de 2007. As Conferências Estaduais serão realizadas de 1º de agosto a 30 de setembro.
Em Três Lagoas a 2ª Conferência será composta por palestras, grupos de debates, painéis e plenárias. Para a organização e desenvolvimento das atividades, o evento contará com uma Comissão Preparatória e uma Coordenação-Executiva, com o apoio da administração pública municipal e seus parceiros.
Essa Comissão será composta por um representante do poder público federal, um do poder público estadual, um do municipal, dois de movimentos populares e um empresário da cidade.
Capacidade Administrativa
Nos últimos anos houve um avanço nos processos de planejamento e gestão de vários municípios, em todas as regiões do país. A maioria dos municípios tem capacidade administrativa e de planejamento limitada.
Ter clareza dos tipos de problemas enfrentados por esses municípios é essencial para determinar como deficiências administrativas podem ser superadas. A ausência de estrutura institucional e de corpo técnico qualificado pode ser enfrentada com políticas permanentes de formação de profissionais e técnicos capazes de entender os desafios colocados pela Política Urbana nos municípios.
Para isso, foi criado o Ministério das Cidades que é fruto da ampla mobilização social sensibilizou o governo para esse tipo de Conferência Nacional.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO