Iniciado no dia 06 de setembro, o Mutirão da Limpeza, iniciativa que visa exterminar os possíveis criadouros propícios à proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor de diversas doenças, já recolheu em dois meses de campanha, mais de mil toneladas de lixo, o equivalente a 365 caçambas.
A informação é do setor de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), responsável pela campanha em parceria com a Secretaria de Infraestrutura, Transporte e Trânsito (SEINTRA), que já passou por 13 bairros e coletou a quantidade de 1.137,5 toneladas.
O projeto passará por todos os bairros do Município, sendo que cada semana um ou mais bairros serão anunciados, no intuito da Prefeitura de Três Lagoas unir forças com a população para controlar ao máximo a proliferação desse mosquito, reduzindo o número de casos de pessoas com dengue, leishmaniose, Chikungunya, zika e acidentes com animais peçonhentos que apresentaram alto número de incidência nos últimos meses. O Ministério da Saúde já alertou os municípios que há previsão de epidemia e surto de dengue no próximo verão.
Alcides Ferreira, coordenador do setor de Endemias, explicou qual o balanço da campanha nestes primeiros meses, “ Apesar das caçambas sempre serem retiradas cheias dos bairros por onde ficam alojadas, creio que a população não está participando como deveria, apenas uma parte participa” salientou.
A SMS informa que o Mutirão continuará em 2023, até passar por todos bairros da cidade, nesta primeira etapa foram selecionados os bairros com o maior índice de focos do mosquito Aedes aegypti.