A Secretaria de Saúde realizará no próximo sábado (28), a Campanha de Vacinação contra gripe e exame de prevenção ao câncer de boca em todas as pessoas acima de 60 anos.
A programação será das 7h às 17h, nas Unidades Básicas de Saúde e Programa de Saúde da Família, localizados no Jupiá, Vila Piloto, Vila Alegre, Miguel Nunes, Paranapungá, Santo André, Interlagos, Santa Luzia, Vila Haro, São Carlos, Santa Rita e Centro de Especialidades Médicas.
No Distrito de Garcias, a Campanha de Vacinação acontecerá das 8h às 15h, no postinho.
Gripe
Anualmente o Ministério da Saúde realiza a Campanha Nacional de Vacinação do Idoso. A vacina é distribuída gratuitamente às pessoas com 60 anos ou mais.
A gripe é uma doença infecciosa aguda do sistema respiratório e contagiosa, que se manifesta por febre alta, dores musculares, dor de garganta, dor de cabeça, cansaço e tosse seca.
No Brasil, a vacina é utilizada desde 1999, quando foi realizada a primeira campanha de vacinação contra a gripe, obtendo uma redução no número de hospitalizações por complicações decorrentes da doença.
No ano de 2006, Três Lagoas vacinou 5974 idosos acima de 60 anos, para este ano, a secretaria de Saúde pretende vacinar 6000 idosos.
Além da vacina contra a gripe, estarão disponíveis as vacinas contra tétano e febre amarela.
Câncer de Boca
Uma das anomalias malignas que mais acometem as pessoas, segundo estatísticas do Ministério da Saúde, é o câncer de boca.
Em Três Lagoas são crescentes os casos e, para prevenir, a Secretaria de Saúde realizará conjuntamente com a campanha de vacinação, no dia 28 de abril, os exames de prevenção ao câncer de boca em todas as pessoas acima de 60 anos.
Nessa primeira etapa serão examinadas as pessoas idosas que comparecerem à Unidade de Saúde para serem vacinadas e, os casos suspeitos serão encaminhados para o Centro de Especialidades Odontológicas para os exames laboratoriais necessários.
Na ocasião, os Dentistas estarão orientando a população sobre o auto-exame com a distribuição de folhetos explicativos.
Carteira
Os idosos devem levar a carteira de vacinação para o controle. No caso da pessoa estar acamada, poderá ligar para Secretaria de Saúde no telefone 3929-9965 e falar com Cristina, que anotará os dados para que a vacinação seja realizada na residência.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO