‘A prefeita de Três Lagoas Simone Tebet (PMDB) entregou nesta sexta-feira (13) à população o novo prédio do Pronto Atendimento Básico (PAB), cuja obra contou com a parceria da International Paper. O presidente da IP, Máximo Pacheco prestigiou a solenidade de inauguração, assim como secretários municipais, autoridades locais, além do vice-prefeito Luiz Akira (PFL), do presidente da Câmara dos vereadores Antônio Rialino (PMDB) e dos vereadores Cláudio César (PMDB), Gil (PPS), Jorginho (PSDB) e Aguirre (sem partido) e Tonhão.
O PAB era considerado o prédio público com as piores instalações do município. A parceria que garantiu a reforma foi celebrada entre a prefeitura e a IP em junho de 2006. O novo prédio ganhou sala de espera, sanitários masculino e feminino, recepção, salas de arquivo, triagem, inalação, enfermagem, tratamento odontológico, sala de pequenas cirurgias, raios-X e administração. O PAB terá ainda três salas médicas, farmácia, apartamento médico, apartamento para os enfermeiros, sala de esterilização, enfermaria e garagem para ambulância. A obra foi orçada em aproximadamente R$400 mil dos quais R$110 foram doados pela International Paper.
Divisor de águas
O Secretário de Saúde Jorge Martinho disse que a entrega de um novo posto de atendimento 24hs pode ser considerado um divisor de águas na área da saúde em Três Lagoas. Simboliza os investimentos que a prefeita está fazendo neste setor e que os moradores terão em fim, atendimento gratuito, de qualidade e com novas instalações. Martinho lembrou que o antigo prédio do PAB resumia a situação da saúde treslagoense: instalações precárias, falta de remédios e atendimento insatisfatório. A entrega da obra mostra todo o esforço da prefeita Simone em devolver a dignidade da população.
O presidente da Câmara, vereador Rialino, destacou que o novo PAB vai beneficiar a camada mais carente da população de Três Lagoas que depende de atendimento público para cuidar da saúde. Com a entrega de obras como essa a prefeita demonstra que é possível melhorar a qualidade de vida da população, disse o presidente da Câmara, se referindo ao fato de que a falta de recursos foi o que possibilitou a parceria com a IP e, consequentemente, a reforma do PAB. Rialino agradeceu ainda a equipe do porto de saúde da Vila Alegre, por absorver o fluxo de atendimento do PAB durante o período da reforma.
Parceria
Para o presidente da IP, Máximo Pacheco, investir na reforma do PAB concilia a prática empresarial com o desenvolvimento sustentável. Celebramos depois de 18 anos de trabalho em Três Lagoas a vinda da nossa fábrica para a cidade, e não é por acaso que parte dos nossos projetos queiram promover integração com a comunidade, salientou. Pacheco disse ainda que pretende confirmar parcerias nos setores de educação e meio ambiente além da saúde, com o objetivo de melhorar o conforto, o bem estar e a cidadania dos treslagoenses. O presidente garantiu que até julho deste ano a IP vai instalar um escritório da empresa em Três Lagoas e confirmou: Nunca estivemos tão perto de vocês.
Orgulho
Simone fez um agradecimento especial a Máximo Pacheco, a quem se referiu como um amigo, após tantos diálogos. Máximo nunca fechou as portas para nos atender, nem mesmo quando solicitamos auxílio para reformar o nosso posto de saúde 24hs., disse.
A prefeita lembrou das condições do antigo prédio e confessou que as condições eram vergonhosas em se tratando de um local por onde passam mais de 300 mil pessoas por ano. Simone explicou que a reforma só poderia ser possível através da parceria com a IP e justificou: Somente com união conseguimos realizar nossos sonhos e complementou que os investimentos na infra-estrutura do município contribuem para uma obra maior do que qualquer asfalto, creche ou escola. Devolvemos o orgulho da população em ser treslagoense.
Expectativa
Os moradores que foram atendidos no antigo prédio do PAB contam que as condições eram realmente precárias. Os banheiros eram horríveis, lembra Norma Pessotto. A moradora disse que as mudanças foram profundas. Simone fez um bom trabalho, o prédio está com outra cara.
Pessotto enalteceu a atuação da prefeita pelo fato de ser mulher. Ela está reescrevendo a história da cidade, explicou. Luzia Souza também já esteve no antigo prédio em busca de atendimento
quando o viu recuperado e ampliado, não acreditou que fosse o mesmo e arriscou uma brincadeira: O antigo PAB nos deixava mais doentes, agora, só de ver como ficou bonito, antes de entrar já saramos.
‘