A Secretaria Municipal de Assistência Social de Três Lagoas (SMAS), por meio da Diretoria de Proteção Especial de Média Complexidade, realizou nesta sexta-feira (19) uma ação alusiva ao Dia Nacional da Luta da Pessoa em Situação de Rua, realizando o atendimento a este público e a abordagem orientativa à população que passava pela praça Ramez Tebet nesta manhã.
De acordo com a diretora do departamento, Rosimeire Cardoso, a ação teve como objetivo a divulgação dos direitos da pessoa em situação de rua, explicando aos usuários sobre a Política Nacional voltada a este público.
A ação foi desenvolvida em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), contando com o consultório na rua, onde foram realizadas as orientações e distribuição de kits de higiene bucal às pessoas em situação de rua.
A diretora lembrou que durante a ação desta manhã, 326 pessoas que passavam pelo local foram abordadas e receberam informações sobre serviços do Centro Pop e os atendimentos oferecidos.
Durante a semana foram realizadas rodas de conversa com os usuários do Centro POP, atividades voltadas ao estímulo da autoestima e cuidados pessoais, Roda de conversa sobre Saúde bucal com café da manhã especial, cine Pop.
Para encerrar o ciclo de atividades da semana, foi servido aos usuários do centro pop uma deliciosa feijoada.
O DIA 19 DE AGOSTO
O dia 19 de agosto foi escolhido como Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua em memória ao acontecimento conhecido como “Massacre da Sé”, em 2004, quando sete pessoas foram assassinadas e oito ficaram gravemente feridas enquanto dormiam na região da Praça da Sé, na capital paulista.
CENTRO POP E ACOLHIMENTO POP
O Centro Pop atende às pessoas que não querem ou não precisam de um local para dormir. O atendimento é realizado de segunda à sexta-feira das 7h às 17h, oferecendo café da manhã, almoço e lanche, além de disponibilizar local para higiene pessoal, lavanderia, e aos que necessitam: o auxílio com roupas, sapatos e cobertores.
Há também a solicitação de documentos pessoais, inclusão no Cadastro Único, busca e localização familiar e demais orientações sociais que os usuários do serviço necessitarem. Atualmente o Centro Pop atende em média 25 pessoas ao dia.
Enquanto o Acolhimento Pop oferece atendimento 24h, e o local está preparado para acolher a pessoa que precisa de uma moradia temporária. O acolhido recebe café da manhã, almoço e janta, um kit de higiene (com sabonete, creme dental, escova de dente, toalha de banho e roupa de cama). Em média, essa pessoa fica no local por tempo definido pela equipe técnica da unidade, porém o tempo depende da necessidade de cada indivíduo.