A Secretaria de Saúde de Três Lagoas realizou na última sexta-feira (9) uma palestra com o infectologista Dr. José Ivam Aguiar, professor universitário e grande conhecedor dos problemas causados pelo mosquito Aedes Aegypti.
O evento que contou com a presença dos presidentes das Associações de Moradores do município, foi realizado no SEBRAE e teve a apresentação dos dados referente à dengue.
Para o secretário de Saúde, Jorge Martinho, a idéia é formar multiplicadores. Temos realizado campanhas para a conscientização da população e esta é mais uma etapa, na qual queremos a colaboração para que os presidentes de bairros levem aos outros moradores a importância de lutar diariamente contra o mosquito da dengue, ressaltou Martinho.
Na ocasião, José Ivam Aguiar tirou as dúvidas dos presentes e esclareceu as formas de tratamentos, prevenção e ações para evitar a proliferação do mosquito.
De acordo com o infectologista, a pulverização aérea não seria uma alternativa no município. A pulverização aérea não seria positiva e até poderia causar um efeito contrário, levando o mosquito para dentro das residências. Além disso, o vento também poderia empurrar o veneno para outra direção, não atingindo o objetivo e nem o resultado esperado, explicou.
Aguiar esclareceu que a dengue é uma endemia urbana e que a população deve entender a necessidade de eliminar possíveis locais de surgimento dos vetores.
Mary Suely de Souza e Souza, moradora da Vila Zucão, aprovou a iniciativa. Acho bom realizar uma palestra para esclarecer sobre a dengue por que eu já tive e a minha foi hemorrágica, falou.
A moradora ressaltou que na região em que mora muitas pessoas tiveram a doença e estão conscientes de como prevenir. Muita gente teve dengue, mas todos sabem que precisam deixar o quintal limpo, reforçou.
Mosquito
O Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue, só se prolifera em água limpa e parada. Situação comum nos centros urbanos.
Para evitar uma epidemia a Administração Municipal tem realizado, de forma intensificada, campanhas de conscientização da população e a limpeza de terrenos em toda a cidade.
Uma das ações é o Dia da Virada, realizado todo dia 1º de cada mês, chamando a atenção da sociedade para necessidade de lutar diariamente contra o mosquito, evitando possíveis criadouros dos vetores.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO