‘A Secretaria de Saúde divulgou recentemente os novos números sobre os casos de dengue na cidade. A preocupação da secretaria aumenta nesta época do ano, com o aumento do volume de chuvas e, consequentemente, com a proliferação do mosquito aedes aegypti.
De acordo com os dados divulgados pela Secretaria de Saúde, os casos confirmados de dengue diminuíram até o momento. No mês de dezembro de 2006, foram diagnosticados como dengue clássica, a forma mais comum da doença, 33 casos. Em janeiro deste ano até a última atualização de dados, foram registrados 12 casos confirmados da doença.
Ações
Uma série de ações estão sendo desenvolvidas pela secretaria desde o ano passado para conter o avanço da doença em Três Lagoas. No mês de outubro os agentes comunitários e os agentes de endemias, que contribuem diretamente para maior conscientização dos moradores , receberam cursos de capacitação com o objetivo de enfatizar a importância do combate à dengue e apresentar novos métodos que prometem aumentar a eficácia das ações preventivas. Até a comunidade estudantil da cidade foi envolvida em um concurso de paródias tendo como tema a dengue. A partir dessa semana, de acordo com o secretário de Saúde, Jorge Martinho, os dados atualizados sobre o número de casos de dengue serão apresentados pela secretaria toda sexta-feira.
Lembrete
As medidas que devem ser tomadas para evitar a proliferação do aedes aegypti são: jogar fora objetos que possam acumular água
tratar a água das piscinas com cloro, limpar uma vez por semana e cobrir as piscinas desativadas